Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Cultura

continuidade

SEC firma Gestão compartilhada para a Casa Dom Aquino

O Instituto Ecoss que já estava à frente do espaço dará continuidade aos trabalhos que vinham sendo desenvolvido no Museu, que abriga peças paleontológicas e arqueológicas.

Dando continuidade ao processo de Gestão Compartilhada do Museu da Pré-história Casa Dom Aquino, o Secretário de Estado Paulo Pitaluga Costa e Silva, o secretario adjunto Oscemário Daltro e a presidente do Instituto Ecoss, Suzana Hirooka assinaram nesta quinta-feira (17) o Termo de cooperação, que institui a gestão conjunta entre a Instituição e a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC).


O Instituto Ecoss que já estava à frente do espaço dará continuidade aos trabalhos que vinham sendo desenvolvido no Museu, que abriga peças paleontológicas e arqueológicas. Segundo Suzana Hirooka, algumas das metas é ampliar o acesso do público e melhorar a visualização do espaço que fica na Avenida Beira Rio em Cuiabá. Também é uma das metas do Instituto criar um parque temático, onde o público alvo serão os portadores de necessidades especiais. Por meio do contrato de Gestão a SEC repassará cerca de R$ 173 mil por ano e o Instituto tem de oferecer contrapartida no mesmo montante.

A Casa Dom Aquino é um Patrimônio Histórico do Estado de Mato Grosso construído em 1842 e foi local de nascimento de duas pessoas ilustres de Mato Grosso - Joaquim Murtinho e Dom Aquino Corrêa. Ela abriga o Museu de Pré-história Casa Dom Aquino que foi inaugurado em dezembro de 2006, através de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS). A educação, a cultura, a pesquisa e a inclusão social são os principais objetivos do museu e a sua missão é transmitir conhecimentos arqueológicos e paleontológicos aos cidadãos de todas as classes sociais e de diferentes áreas do conhecimento incentivando a preservação dos sítios arqueológicos e paleontológicos, bem como do meio ambiente.

Dando continuidade ao processo de Gestão Compartilhada do Museu da Pré-história Casa Dom Aquino, o Secretário de Estado Paulo Pitaluga Costa e Silva, o secretario adjunto Oscemário Daltro e a presidente do Instituto Ecoss, Suzana Hirooka assinaram nesta quinta-feira (17) o Termo de cooperação, que institui a gestão conjunta entre a Instituição e a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC). O Instituto Ecoss que já estava à frente do espaço dará continuidade aos trabalhos que vinham sendo desenvolvido no Museu, que abriga peças paleontológicas e arqueológicas. Segundo Suzana Hirooka, algumas das metas é ampliar o acesso do público e melhorar a visualização do espaço que fica na Avenida Beira Rio em Cuiabá. Também é uma das metas do Instituto criar um parque temático, onde o público alvo serão os portadores de necessidades especiais. Por meio do contrato de Gestão a SEC repassará cerca de R$ 173 mil por ano e o Instituto tem de oferecer contrapartida no mesmo montante. A Casa Dom Aquino é um Patrimônio Histórico do Estado de Mato Grosso construído em 1842 e foi local de nascimento de duas pessoas ilustres de Mato Grosso - Joaquim Murtinho e Dom Aquino Corrêa. Ela abriga o Museu de Pré-história Casa Dom Aquino que foi inaugurado em dezembro de 2006, através de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS). A educação, a cultura, a pesquisa e a inclusão social são os principais objetivos do museu e a sua missão é transmitir conhecimentos arqueológicos e paleontológicos aos cidadãos de todas as classes sociais e de diferentes áreas do conhecimento incentivando a preservação dos sítios arqueológicos e paleontológicos, bem como do meio ambiente.

A paleontológica inclui os fósseis do Estado de Mato Grosso organizados de forma cronológica. Já a exposição arqueológica está dividida em pré-histórica e histórica tendo na primeira, artefatos produzidos pelo homem pré-histórico, como machadinhas, ponta de lança e cerâmicas; e na segunda artefatos dos séculos XVIII e XIX como fragmentos de cerâmicas neobrasileiras e de faianças finas, vidros, instrumentos de ferro e moedas.

O Museu está aberto à visitação e o telefone para contato é 3634-4858.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet