Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Incêndio EM SORRISO

Politec diz que defensivos agrícolas tóxicos foram queimados e constata risco de contaminação ambiental

Foto: Reprodução

Politec diz que defensivos agrícolas tóxicos foram queimados e constata risco de contaminação ambiental
A Perícia Técnica (Politec) constatou que diversos defensivos agrícolas foram queimados durante incêndio na Luft Logistics Agribusiness, em Sorriso (420 km de Cuiabá), no último sábado (8). Os produtos apresentavam faixa amarela e azul, considerados moderadamente tóxicos e pouco tóxicos, como carbendazim, atrazina, glifosato e fertilizante mineral misto. A empresa, porém, disse que o fogo atingiu apenas o galpão com sementes e que a fumaça seria originária de embalagens plásticas e materiais das câmaras frias.


Leia também:
Empresa do agro diz que incêndio não atingiu produtos tóxicos; 24 pessoas atendidas após inalação da fumaça

A Gerência de Criminalística da Politec de Sorriso faz a caracterização e dimensão dos danos e levantamento dos materiais consumidos pelo incêndio, em um dos galpões da empresa de armazenamento de grãos e de defensivos agrícolas. Um perito de Sinop foi deslocado até o município para acompanhar a investigação das causas do incêndio.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Núcleo Integrado de Fiscalização do município de Sorriso estiveram no local e constataram que o incêndio apresentava risco de contaminação ambiental no entorno da empresa, em decorrência do escoamento do material tóxico no meio ambiente. 

Empresa especializada em gerenciamento de crises e atendimento a emergências, envolvendo acidentes com produtos químicos e poluentes, foi acionada para os procedimentos de descarte e limpeza destes materiais.

Uma pessoa que esteve no local no dia do incêndio relatou mal-estar e muita dor de cabeça após inalar a fumaça. Quando chegou em casa, no bairro Santa Clara, percebeu que a fumaça se espalhava rapidamente. “Fechamos as janelas porque o cheiro era muito forte (cheiro de defensivos)”, lembra.

A fumaça encobriu o céu de toda cidade e por conta do vento, mudou de direção e quase chegou em Lucas do Rio Verde. Ao todo, 24 pessoas precisaram ser encaminhadas para atendimento médico. Nove bombeiros militares que atuaram no combate ao fogo foram para unidade de saúde. Apenas um passou mal, os outros oito foram atendidos por precaução.

Em nota, a Luft Logistics Agribusiness garantiu que incêndio ficou restrito ao armazém de sementes e que não atingiu produtos tóxicos. 

Veja a íntegra:

Comunicamos a ocorrência de um incêndio parcial em uma de nossas operações na cidade de Sorriso/MT. O incêndio ficou restrito ao armazém de sementes e produtos não tóxicos. Possivelmente a fumaça percebida é originária da queima das embalagens plásticas e materiais das câmaras frias das sementes.

As operações de defensivos agrícolas estão completamente preservadas em outro armazém que mantem uma distância maior de 50 metros do armazém atingido. O Corpo de Bombeiros e Equipe de da Luft estão neste momento finalizando os trabalhos de rescaldo e contenção.

Agradecemos o trabalho do corpo de Bombeiros e as manifestações de solidariedade de toda a comunidade Sorrisiensse e do Agronegócio. Tão longo tenhamos maiores informações atualizaremos por meio de novos comunicados. 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet