Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Política MT

FUNDO VERDE

Carlos Minc garante consenso para criação de fundo de compensação

A discussão entre os governadores, ministros e presidente aconteceu com objetivo de definir diretrizes para construção de um novo protocolo, que substituirá o de Kyoto, que vence em 2010, como também para diminuição do efeito estufa.

17 Set 2009 - 14:46

De Brasília Rosângela Mendes - especial para Olhar Direto

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, garantiu que houve consenso entre os governadores da Amazônia Legal, os ministérios e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pela criação de um fundo "verde" compensatório, especificamente para que países ricos e poluentes paguem pela preservação da floresta amazônica em pé.


A discussão entre os governadores, ministros e presidente aconteceu com objetivo de definir diretrizes para construção de um novo protocolo, que substituirá o de Kyoto, que vence em 2010, como também para diminuição do efeito estufa.

Em entrevista ao Olhar Direto, o ministro do Meio Ambiente afirmou que o objetivo do Brasil é estabelecer regras que definirão percentuais de preservação aos países ricos e poluentes e, caso eles não respeitem, terão que contribuir financeiramente para ajudar os outros países a preservarem. As contribuições financeiras serão depositadas em um Fundo financeiro de preservação, criado para “salvar” o planeta.

“Os países ricos são os principais causadores de catrástrofes, e têm que fazer o dever de casa também, senão vão ter que contribuir com um fundo financeiro para manter e preservar a floresta em pé”, defendeu Minc.

Participaram do Fórum o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, ministro interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Daniel Vargas, ministra –chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, o presidente Lula, o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), e os governadores do Acre, Pará, Amapá, e Tocantins, Roraima, Maranhão, Amazônia, será afunilada e se consolidará em proposta final, na segunda reunião do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em 16 de outubro no Amapá. Desta reunião sairá a diretriz que será apresentada pelo Brasil na Convenção da Dinamarca.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet