Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Esportes

DUELO DECISIVO CONTRA O CUIABÁ

STJD pune Ceará por briga em jogo contra o Cuiabá: portões fechados e veto em carga de ingressos

Foto: Reprodução

STJD pune Ceará por briga em jogo contra o Cuiabá: portões fechados e veto em carga de ingressos
Após cenas lamentáveis protagonizadas por torcedores do Ceará, que encerraram o duelo contra o Cuiabá antes dos acréscimos finais por falta de condições de segurança em campo, o Vozão foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD), nesta terça-feira (18). O presidente do STJD, Otávio Noronha, deferiu parcialmente a liminar solicitada pela Procuradoria e determinou que o dono da Arena Castelão mande seus jogos com portões fechados e perca o direito a carga de ingressos nos jogos como visitante no Brasileirão. Em relação ao pedido de que o Ceará seja declarado perdedor pelo placar de 3 a 0, como consta no Artigo 20 do Regulamento Geral de Competições (RGC), a previsão é que o julgamento em primeira instância decida sobre isso na próxima semana.


Leia mais: 
Cuiabá exige punições energéticas contra responsáveis pela violência na Arena Castelão 
 
Nas denúncias oferecidas na tarde desta segunda, dia 17 de outubro, a Procuradoria denunciou Ceará em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (artigos 211, 213 e 205 §1º) e também nos artigos 19 e 20 do RGC/CBF.

Em liminar, a Procuradoria pediu ainda, a interdição da Arena Castelão e da Ilha do Retiro e que as equipes joguem com portões fechados nas partidas como mandantes e não tenham direito a carga de ingressos nos jogos como visitantes. 

Otávio Noronha, presidente do STJD, deferiu parcialmente o pedido da procuradoria e determinou que o Ceará perca o direito a carga de ingressos nos jogos como visitante e atue de portões fechados quando mandante.

Sobre o pedido de interdição da Arena, o presidente indeferiu, mantendo o estádio liberado para receber jogos de futebol. A procuradoria aguarda o decorrer do julgamento para saber se Otávio irá determinar que o Ceará seja declarado perdedor pelo placar de 3 a 0, com base no que versa os artigos 19 e 20 da RGC.

Artigo 19 – Uma partida só poderá ser adiada, interrompida ou suspensa caso ocorra, pelo menos, um dos seguintes motivos:
I – falta de segurança;
V – conflitos ou distúrbios graves no campo ou no estádio;

Artigo 20 – Quando a partida for suspensa por quaisquer dos motivos previstos no art. 19 deste RGC, assim se procederá após julgamento do processo correspondente pelo STJD:
I – se o Clube que deu causa à suspensão da partida estava vencendo ou a partida estava empatada, tal Clube será declarado perdedor pelo escore de 3 a 0 (três a zero).
 
A denúncia aconteceu em resposta contra as imagens de violências que circularam o Brasil na noite deste domingo, dia 16, quando torcedores invadiram os gramados da Arena Castelão e correrem em direção aos atletas do Ceará.

Imagens de desordens, brigas, invasões de campo, lançamento de objetos em campo e encerramento das partidas antes do tempo regulamentar marcaram os jogos entre Ceará e Cuiabá e Sport e Vasco, que aconteceram no mesmo dia pela Série A e B, respectivamente, do Brasileirão.
 
Em entrevista ao Globo Esporte, o vice-presidente do Cuiabá, Cristiano Dresch, disse que o RGC da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é claro quando versa que o time responsável pelo encerramento do jogo por falta de segurança precisa perder os pontos e entrega-los ao adversário.
 
“Não estamos tratando de nada que depende da subjetividade. Aconteceu uma infração dentro do jogo de ontem que acabou por não se conseguir terminar a partida. E quando você não consegue terminar uma partida por falta de segurança, o regulamento diz que o clube que causou, que no caso é mandante, precisa perder os pontos e dar eles ao Cuiabá”.

A partida decisiva entre os rivais diretos na tabela contra o rebaixamento terminou empatada, com ambos nas mesmas posições que se encontravam antes do jogo. Posto isso, é claro que o Cuiabá foi prejudicado pelas atitudes violentas e irresponsáveis dos torcedores do Ceará.

“O Cuiabá vai se tornar parte deste processo com certeza, porque é um confronto direto. Não é um clube que está na parte de cima da tabela. É um clube que está disputando diretamente a vaga com o Cuiabá. Então, nós somos diretamente interessados no que aconteceu ontem. Eu acho que se fosse ao contrário com certeza também fariam”, acrescentou o cartola.

O próximo confronto do auriverde será neste domingo, dia 23, contra o Goiás, às 17h na Arena Pantanal. Os ingressos já estão à venda a partir de R$ 10.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet