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Sábado, 04 de maio de 2024

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investimento de R$ 11,2 bi

Obras da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso começam na segunda-feira; previsão de conclusão até 2028

Foto: Reprodução

Obras da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso começam na segunda-feira; previsão de conclusão até 2028
As obras de construção da primeira Ferrovia Estadual de Mato Grosso começam na próxima segunda-feira (7) em Rondonópolis (219km de Cuiabá. O evento que marca o início da construção será realizado a partir das 8h no terminal ferroviário da cidade. A previsão é que todo o trajeto seja concluído até 2028. O investimento total será de R$ 11,2 bilhões em recursos privados da Rumo Logística.


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De acordo com a assessoria de imprensa do Governo do Estado, prevê-se que sejam gerados 186 mil empregos diretos e indiretos, impactando 27 municípios na margem do traçado previsto. Serão construídos 730 quilômetros de trilhos em dois ramais, um ligando Rondonópolis até Cuiabá e outro ligando Rondonópolis até Lucas do Rio Verde, se conectando à malha ferroviária nacional até o Porto de Santos (SP).

A ferrovia se tornou realidade em 2021, quando o Governo do Estado alinhou uma lei para aprovação na Assembleia Legislativa, criando segurança jurídica para a construção do empreendimento, bem como um acordo junto aos indígenas Bororo, que residem nas proximidades.

Valter Pedrosa, diretor jurídico da Rumo, empresa que ganhou o edital para construir o modal, afirmou que as soluções costuradas pelo governador Mauro Mendes (UNIÃO) são “pioneiras” e mostram o empenho em prol da ferrovia, que irá trazer desenvolvimento e empregos para Mato Grosso.

Ele ressaltou, ainda, que nenhum outro estado do país conseguiu viabilizar uma ferrovia estadual. “Temos outros exemplos de investimentos que estão travados porque não foi possível alcançar um acordo como esse. O Estado assumiu um papel relevante de viabilizar o investimento”, disse.

“No ritmo que Mato Grosso está crescendo a sua produção, sem uma ferrovia iríamos entupir as rodovias, prejudicando o tráfego, a qualidade do asfalto, e aumentando a poluição. A ferrovia vai aliviar esse fluxo com um impacto ambiental muito menor. Essa obra vai tornar Mato Grosso ainda mais atrativo para as empresas se instalarem e criarem mais empregos, e isso inclusive já está acontecendo”, destacou o governador.

A primeira etapa das obras será a construção de um viaduto ferroviário, no local onde está projetado o km 8 da nova ferrovia, que será uma transposição sobre a Rodovia BR-163, administrada pela concessionária Rota Oeste. O primeiro levantamento prevê 22 pontes, 21 viadutos, 5 passagens inferiores e um túnel com quase 2 quilômetros de extensão. A estimativa é que todo o trajeto seja concluído até 2028.

Uma vez implantada a ferrovia, a Rumo fica autorizada a explorar o modal pelo prazo de 45 anos, sendo que a infraestrutura ferroviária poderá ser compartilhada pela empresa vencedora com outra empresa de transporte ferroviário que venha a prestar serviços no Estado.
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