Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cidades

PREJUÍZO DE R$ 6 MILHÕES

Integrantes de organização são presos após furtar mais de um milhão de litros de combustível

Foto: Polícia Civil (Reprodução)

Integrantes de organização são presos após furtar mais de um milhão de litros de combustível
A Polícia Judiciária Civil prendeu oito integrantes acusados de participar de uma organização criminosa que furtou mais de um milhão de litros de combustível e 100 toneladas de grãos, na ferrovia do Sul do estado, na manhã desta terça-feira (29). A ação fez parte da Operação Descarrilamento, que também cumpriu 16 mandados de busca e apreensão e oito medidas cautelares. Ao todo foram estimados mais de R$ 6 milhões em prejuízo. 


Leia mais: 
Jovem assalta conveniência de posto, troca tiros com policiais e morre em hospital; veja vídeo

De acordo com a Polícia Civil, os produtos foram subtraídos de vagões de trens estacionados ao longo da via férrea que corta os municípios de Alto Araguaia e Alto Taquari. A organização atuava desde 2017 e contava com informações privilegiadas sobre a programação de chegada, parada e partida dos trens, além do tipo de carga e nível de combustível dos vagões. 

Os criminosos se dirigiam até os locais de estacionamentos e de cruzamentos de trens e praticavam o furto, geralmente no período noturno. Após chegarem no local, todos os materiais eram retirados diretamente dos tanques de combustíveis das locomotivas ou ainda dos próprios vagões. 

Segundo apurado pelas investigações, entre maio de 2020 a janeiro de 2021, foram identificados diversos integrantes, sob o comando de uma liderança. Com tarefas definidas, alguns dos integrantes se encarregaram de fazer contato com os funcionários da empresa que administra a rodovia, outros prestavam apoio logístico, e outros executavam o furto e repassavam ou negociavam com empresários receptadores. 

Uma segunda parte do grupo atuava como olheiros, para comunicar sobre a presença da polícia na região e possívelmente abortar a ação. 

Consequências do crime 

Ainda de acordo com a Polícia Civil, um dos empresários, investigado por receptação, é proprietário de uma empresa de fabricação de ração e encomendava grãos, geralmente farelo de milho/soja, para ser utilizado como matéria-prima em sua empresa. Já outros empresários da região adquiriam combustível dos criminosos, por um preço inferior ao mercado, para utilizar em seus maquinários e veículos.

Todos os envolvidos têm histórico criminal, alguns deles já condenados, inclusive, pela prática dos mesmos crimes. Também respondem por tráfico de drogas, roubo e associação criminosa. Os mandados judiciais foram expedidos pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá, com base nas investigações da Delegacia de Polícia Civil de Alto Araguaia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet