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Sábado, 04 de maio de 2024

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"Cuiabá tem mais de 70 projetos para solucionar o trânsito cuiabano", garante Wilson

Em entrevista concedida hoje (18) ao programa Cidade Independente, o prefeito Wilson Santos garantiu que a Prefeitura tem mais de 70 projetos de mobilidade urbana, destinados a solucionar os gargalos do trânsito de Cuiabá. “Hoje Cuiabá tem mais de 70 projetos que podem acabar com os problemas enfrentados pelos cidadãos nas principais ruas e avenidas da Capital, o que nos falta são os recursos, que devem vir do Governo Federal, visando a preparação da nossa cidade para a Copa do Mundo de 2014”, explicou.


Wilson adiantou que na próxima sexta-feira (25-09), representantes da Prefeitura de Cuiabá e do Governo do Estado farão contatos em órgãos do Governo Federal, em Brasília, para tratar das adequações da Capital, sede da Copa. “Talvez na sexta-feira que vem, quando teremos uma reunião com o Governo Federal, possamos receber uma boa notícia. Dessa reunião podemos ter a informação correta de quando o Governo vai começar a liberar os recursos, pois, volto a dizer, já temos os projetos”, informou.

O prefeito lembrou que a origem dos problemas está na falta de um planejamento para a cidade. “Há 30 anos eu ia jogar bola nessa região da Avenida do CPA, que era conhecida como Canjica. Não tinha nada aqui, eu nunca imaginaria que aquela região se tornaria esse grande centro que é hoje. Foi com essa mentalidade que os antigos governantes deixaram de construir um plano diretor para a cidade. Apenas em 1992, no governo de Frederico Campos, a UFMT elaborou um plano diretor, que enfim foi implantado”, recordou.

Assim que assumiu o primeiro mandato na Prefeitura, em 2005, Santos determinou a elaboração de projetos para o trânsito, que podem começar a ser aplicados com o advento da Copa do Mundo. “Temos projetos para a construção de pelo menos três viadutos. Um no entroncamento da Fernando Corrêa com a Beira Rio, outro na rotatória na entrada no bairro Despraiado e por último um no trevo do Bairro Santa Rosa. São projetos que vão resolver os problemas nesses pontos”, assinalou.

Outros pontos críticos, localizados na Avenida Miguel Sutil, também serão extintos, conforme observa o prefeito. “Do trecho que compreende a entrada para o bairro Pedregal (Posto Ebenezer), trevo da Avenida Dante Martins de Oliveira (Trabalhadores) e trevo da Gráfica Atalaia, ocorrerão as maiores mudanças. A mudança mais drástica será feita na linha reta entre os três pontos citados. A Miguel Sutil será rebaixada em todos os trevos dessa área. Vamos mergulhar a Avenida nos pontos que hoje geram mais congestionamento. O motorista terá as mesmas opções de hoje, mas quem desejar seguir em frente, sem mudar de direção, vai passar por baixo da rótula”, explicou.

A equipe do programa Cidade Independente questionou Santos quanto aos projetos para a Avenida Fernando Corrêa, sob jurisdição do Governo Federal. O prefeito destacou que, desde 2008, a Prefeitura apresentou os projetos ao Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), sob o comando do mato-grossense Luiz Antônio Pagot. “Os projetos estão lá desde 2008, mas infelizmente até hoje não foram liberados”, afirmou Wilson. O apresentador, Edivaldo Ribeiro, lembrou que Pagot garantiu que os projetos seriam liberados. “Em uma participação nesse programa, Pagot nos garantiu essa liberação. Vamos convidá-lo para nos explicar qual a situação de hoje”, disse Ribeiro.

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