Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política MT

pedidos de intervenção

Secretária nega ‘caos’ na Saúde: ‘seria se Cuiabá devolvesse pactuações de outros municípios’

Foto: Reprodução

Secretária nega ‘caos’ na Saúde: ‘seria se Cuiabá devolvesse pactuações de outros municípios’
A secretária Suellen Aleid escreveu um artigo rebatendo as críticas à situação da capital. Segundo ela, não há nenhum “caos” na saúde do município, e isso aconteceria se Cuiabá devolvesse todas as pactuações dos outros municípios para o Estado e cuidasse somente de sua população.


Leia também:
PGJ destaca descumprimentos judiciais para colapso na saúde de Cuiabá e pede intervenção Estadual

“A saúde de Cuiabá passa sim por dificuldades. Passa, como todos os segmentos de saúde passam, desde a iniciativa privada, planos de saúde e saúde pública, do país inteiro, principalmente por questões de financiamento. Mesmo assim, em momento algum parou de atender ou fechou qualquer uma de suas unidades”, argumento Suellen.

De acordo com a secretária, mesmo com todas as dificuldades o município não quis devolver as pactuações, como fez Rondonópolis, que atualmente atende somente seus munícipes.

“Se a saúde de Cuiabá estivesse um caos, não teríamos altos números de atendimentos, consultas, exames e cirurgias, além de internações nos leitos de UTI adulta e pediátrica, onde passam tantas pessoas por dia. A rede municipal da capital realiza cerca de 65 mil procedimentos diários, nos mais variados níveis de atenção”, disse a secretária.

Segundo Suellen, 41,55% de toda a produção hospitalar de Cuiabá no âmbito da saúde pública é de pacientes de outros municípios, e o número da produção ambulatorial é ainda maior: 64,78% desses atendimentos são de pessoas de outros municípios.

“Se a saúde pública de todo o Estado estivesse organizada como tanto falam, qual é a justificativa desta demanda tão alta de atendimentos de pacientes advindos de outros municípios na capital, uma vez que deveriam ser atendidos nas suas regiões? A justiça precisa considerar este cenário e avaliar os dados”, concluiu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet