Olhar Direto

Sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Notícias | Política MT

GESTÃO RETOMADA

Secretário diz que equipamentos subtraídos irão prejudicar atendimentos na Saúde de Cuiabá: “vidas irão perecer”

07 Jan 2023 - 10:00

Da Redação - Fabiana Mendes / Da Reportagem Local - Max Aguiar

Foto: Alan Cosme

Secretário diz que equipamentos subtraídos irão prejudicar atendimentos na Saúde de Cuiabá: “vidas irão perecer”
No retorno dos servidores ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, na manhã deste sábado (7), o secretário de Ordem Pública do município, Leovaldo Sales afirmou que os computadores e documentos subtraídos pela equipe de intervenção comprometem o atendimento e prejudicam, principalmente, os pacientes do interior de Mato Grosso. Segundo o gestor, foram levados pelo menos 20 computadores e documentos, entre eles alguns contratos. Levantamento é realizado e um boletim de ocorrência será registrado.


Leia também:
Prefeitura de Cuiabá retoma gestão da Secretaria Municipal de Saúde na manhã de hoje

Servidores exonerados soltam fogos e comemoram fim de intervenção; Secretaria é fechada e PM faz segurança

“Nós estamos fazendo um levantamento do que foi subtraído da Secretaria Municipal de Saúde, posteriormente vamos registrar um boletim de ocorrência relatando a situação de como estamos recebendo a Secretaria. A impressão que eu tenho é que a equipe de intervenção veio buscar talvez uma informação especifica. Não tendo tempo de levantar essa informação ou não encontrando, nos instantes finais, ela resolveu fazer uma devassa na Secretaria, levando, mesmo que sem mandado de busca e apreensão, todos esses equipamentos, comprometendo, mortalmente, todo sistema da Secretaria”, afirmou Sales.

A subtração dos equipamentos, de acordo com Sales, pode provocar o “engessamento” do sistema e até mortes. “Isso não é atitude de quem quer melhorar a saúde de Cuiabá. Até você fazer a recomposição de tudo que foi subtraído, eu penso que muitas vidas vão perecer”. 

Os aparelhos eletrônicos e toda papelada foram levados da SMS na manhã de sexta-feira (6), período em que a equipe de intervenção do Governo do Estado ainda estava nas dependências do prédio. A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura já havia atendido pedido liminar do município para suspender a intervenção, mas o Governo do Estado ainda não havia sido notificado oficialmente. A notificação foi realizada por um oficial de Justiça às 19h44.

Sobre a possível autonomia da equipe de levar o material da Pasta ainda no momento da intervenção, Sales disse que caberá a Justiça analisar se a subtração estava dentro da legalidade.

“Isso quem vai analisar é a Justiça. Eu não tinha conhecimento de nenhum mandado de busca e apreensão. Tenho conhecimento de uma intervenção que foi publicamente, noticiada desde as primeiras horas de ontem. A equipe de intervenção já tinha conhecimento, ainda que não tivesse sido oficialmente notificada, ela já tinha conhecimento da decisão do Superior Tribunal de Justiça de que a intervenção havia sido suspensa”, afirmou.

Sales não considera a remoção dos materiais como atitude de “má-fé” do interventor, mas sim uma “pressa de levar a quem ordenou essa intervenção uma informação específica”.

Após registro do boletim de ocorrência, conforme o secretário, será solicitada a devolução imediata dos computadores e documentos levados. “Para fazer a recomposição disso tudo, a conta virá para o paciente que virá de Vila Rica, Cocalinho, porque encontra um abrigo no Hospital Municipal de Cuiabá, no HMC, que atende todo nosso estado”, frisou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet