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Quinta-feira, 15 de agosto de 2024

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Demolição e retirada de estruturas do VLT devem ser finalizadas em 60 dias; obras para BRT iniciam em março

Foto: Olhar Direto

Demolição e retirada de estruturas do VLT devem ser finalizadas em 60 dias; obras para BRT iniciam em março
Onze anos após início das obras Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) os comerciantes e moradores da avenida da FEB, em Várzea Grande, presenciam mais uma fase de trabalhos no canteiro da via. Desta vez, para retirada dos trilhos e demolição das estruturas de concreto. O modal deveria ser entregue em 2014 para a Copa do Mundo, mas nunca foi concluído. 

 
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Conforme a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), a retirada dos trilhos do VLT está em fase de conclusão. Ao mesmo tempo, as equipes da Pasta fazem a demolição e retirada das estruturas de concreto. Esta fase deve ser finalizada em até 60 dias e as obras para implantação do novo modal devem começar já em março deste ano. 

As obras interferem no tráfego de condutores que passam pelas avenidas da FEB e Ulisses Pompeu de Campos. Em alguns trechos, as vias são operadas em meia pista, segundo o subcomandante da Guarda Municipal, Alexandre Ortiz.

“Todo este período de demolição e retirada do material dos trilhos, durante o dia ele vai tomar meia pista e os condutores têm que tomar cuidado e evitar também passar por esses locais das 8h às 16h”, alertou.

“Posterior a essa fase, a reconstrução também demandará que meia pista seja fechada, mesmo que muita muitas obras e muitos serviços sejam feitos no período noturno, onde o impacto ao trânsito seja menor, haverá necessidade de utilizar também o período diurno para que seja feita essas obras”, salientou Ortiz. Conforme o subcomandante, a avenida da FEB voltará a ter um tráfego seguro com a implantação do BRT. “A população ganhará com a qualidade desse novo modal”.


 
Para cumprir o cronograma da chegada do novo modal, a Prefeitura de Várzea Grande iniciou processo de licitação para construir 60 pontos de integração. Projeto visa melhorar a acomodação da população que necessita do transporte público e futuramente alguns pontos servirão de espaço de integração com o BRT. 

Dos comerciantes e moradores que viviam na avenida antes das obras para a Copa do Mundo de 2014, poucos ainda resistem. Os que ainda mantém seus estabelecimentos abertos contam que houve uma promessa de indenização nunca cumprida.

Em agosto de 2022, o Estado assinou a ordem de serviço para construção do sistema ‘Bus Rapid Transit’ (BRT). A previsão de conclusão da obra é de 30 meses, e o investimento de R$ 468 milhões, 100% de recursos próprios.

As obras do VLT começaram em 2012 e foram suspensas em 2014, após escândalos de corrupção e embates na Justiça.
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