Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política MT

ELEIÇÃO DA MESA

Nininho vê PSD contemplado na chapa de Botelho a comemora consenso: ‘não expõe a ALMT’

25 Jan 2023 - 17:55

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Érika Oliveira

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Nininho vê PSD contemplado na chapa de Botelho a comemora consenso: ‘não expõe a ALMT’
Indo para seu quarto mandato consecutivo, o deputado Nininho afirmou estar satisfeito com o espaço que o PSD terá na nova Mesa Diretora, que toma posse no dia 1º de fevereiro. Na chapa única, encabeçada pelo presidente Eduardo Botelho (União), o partido ficará com a 2ª Vice-Presidência, com Wilson Santos.


Leia também:
Prefeitura diz que ação do Gabinete e Intervenção suspendeu obras e atrasou cronograma de cirurgias

O parlamentar ainda comemorou o fato de a eleição não ter chapas concorrentes. Nininho afirmou que desde o início das discussões, defendeu a composição entre Botelho e Max Russi (PSB), que continuará 1º secretário. “Sempre defendi o consenso, para que não precisasse expor a Casa, com disputa acirrada, a exemplo do que acontecia nessa Casa”, declarou.

“O histórico da Assembleia é muito ruim do passado, quando se havia negociações, alguns usavam do poder para se manter na presidência e primeira-secretaria. Hoje nós temos uma Assembleia com harmonia, sem brigas. Prova disso é que reelegeu 18 deputados”, comentou, relembrando disputas acirradas, como nos períodos comandados pelo ex-deputado José Riva, por exemplo.

Por fim, o veterano pontuou que uma cobrança de todos os parlamentares é que a futura Mesa Diretora mantenha a independência em relação ao Poder Executivo.

Com quatro cadeiras cada, União Brasil, PSB e MDB tiveram prioridade na montagem da chapa encabeçada por Botelho.

Além de Botelho, Max Russi (PSB) está garantido como 1º secretário, assim como Janaina Riva (MDB), que permanece como 2ª vice-presidente - apesar de resistência do Paiaguás em tê-la na nova Mesa. Nos demais cargos, ainda há chances de ocorrer mudanças até a votação.

Entre os partidos com menor expressão, no PL é onde há maior divergência; enquanto Elizeu Nascimento afirma ser o nome a ocupar a 3ª secretaria, Gilberto Cattani articula para ser ele o nome do partido a participar da Mesa, ameaçando até a votar contra a chapa de Botelho e Max.

Além destes partidos, PT, PSD e Republicanos - todos com duas cadeiras cada - também devem ser contemplados. Valdir Barranco (PT) fica como 2º secretário; e Valmir Moretto (Republicanos) como 4º secretário. Completando a chapa, Wilson Santos (PSD) deve permanecer como 2º vice-presidente.

Neste desenho, apenas PP, que elegeu Paulo Araújo, e PTB, com Claudio Ferreira, ficaram fora da direção da ALMT.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet