Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Santa Catarina confirma mais 17 mortes por gripe suína


A Secretaria de Saúde de Santa Catarina confirmaram nesta sexta-feira (18) mais 17 mortes por gripe suína --a gripe A (H1N1). Com os novos dados, sobe para 69 o total de óbitos em decorrência da doença no Estado.

Segundo informações da secretaria, dez dos 17 novos casos são de pessoas que já apresentavam problemas de saúde, sendo incluídos no grupo de risco na nova gripe. Até este fim de semana, o Estado tinha 559 casos confirmados e 669 descartados.

Com as novas confirmações em Santa Catarina, o total de mortes no país já chega a, pelo menos, 900 --segundo dados das secretarias estaduais de Saúde. Entretanto, o Ministério da Saúde confirmou 899 mortes no país em decorrência da doença até o dia 16 de agosto.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha o vírus, e examinada em laboratório.

O tratamento precoce com os antivirais Tamiflu ou Relenza pode ajudar a reduzir a gravidade e a duração da infecção, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet