Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política MT

PROCEDIMENTOS REPRESADOS

Secretário afirma que 15% das pessoas que aguardavam por cirurgia morreram na fila em VG

13 Fev 2023 - 20:17

Da Redação - Marcos Salesse / Do Local - Max Aguiar

Foto: Reprodução

Secretário afirma que 15% das pessoas que aguardavam por cirurgia morreram na fila em VG
O secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, afirmou que aproximadamente 15% das pessoas que aguardavam a realização de uma cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) morreram sem passar pelo procedimento. De acordo com Gonçalo, são aproximadamente 2500 procedimentos represados entre eletivos e ambulatoriais no município. O secretário participou de uma reunião com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, na manhã desta segunda-feira (13), para tratar das cirurgias que ainda não foram realizadas. 


Leia mais: 
Gilberto cita dificuldades para encontrar pacientes na fila de espera por cirurgias e traça metas com Cuiabá e VG


Em entrevista à imprensa após o encontro, Gonçalo apresentou alguns dos números que compõem o atual quadro da Saúde de Várzea Grande. De acordo com o secretário, existem cerca de 1500 procedimentos ambulatoriais que ainda precisam ser realizados. Junto das cirurgias eletivas o número chega a 2500 procedimentos médicos. 

"Depuramos a nossa fila e descobrimos que 50% não existe mais. ou já fizeram a cirurgia ou não tem mais interesse em fazer, ou até mesmo já faleceu. Em cirurgias são um pouco mais de 300 represadas, entre ortopédicas e cirurgia ginecológica. Dos ambulatoriais temos cerca de 1500. Entre os ambulatoriais e as cirurgias eletivas são aproximadamente 2500 procedimentos", declarou Gonçalo. 

Questionado sobre o número de pessoas que foram a óbito, o secretário confirmou que a média de óbitos de pessoas que aguardavam por uma cirurgia ficou entre 12% a 15%. Os números foram levantados após um processo de filtragem das filas de espera feito pela equipe da pasta. 

O secretário declarou ainda que um dos problemas para levantar os dados está na baixa atualização dos cadastros do SUS. Para Gonçalo, uma das soluções encontradas para lidar com a questão é aumentar a busca ativa dos pacientes a partir de ações do município. 

"Na Várzea Grande especificamente, para a gente avançar na questão do recadastramento do cartão do SUS, nós conseguimos homologar 68 equipes de Saúde Familiar. Buscamos agora mais 212 agentes de Saúde para que nós possamos chegar a uma cobertura de 90%. Não podemos deixar a responsabilidade tão somente em cima dos usuários, o Município, Estado e o Governo Federal tem o dever de realizar a busca ativa", disse Gonçalo.

Reunião na SES-MT 
O encontro de Gilberto com os secretários municipais Guilherme Salomão (Cuiabá) e Gonçalo de Barros (Várzea Grande) para tratar sobre a execução do programa Mais MT Cirurgias ocorreu nesta segunda-feira (13), na sede da SES-MT. Durante a reunião, o secretário de Estado afirmou que Mato Grosso ainda enfrenta dificuldades para diminuir a fila de espera por cirurgias eletivas. Entre as causas, está a desatualização de dados na regulação. 

De acordo com Gilberto, há grande dificuldade em encontrar os pacientes cadastrados na fila das cirurgias eletivas. “Ao menos 50% das pessoas que estão nesse cadastro não estão à disposição para fazer uma cirurgia. Então, o governo vai soltar uma série de iniciativas para depurar essa fila, com recadastramento do cartão SUS desses pacientes, para permitir encontra-los”, declarou Gilberto. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet