Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Política MT

SEM SIGILO

Gilberto Figueiredo elogia vacinação de Lula: 'exemplo salutar para convencer a população'

28 Fev 2023 - 17:59

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Gilberto Figueiredo elogia vacinação de Lula: 'exemplo salutar para convencer a população'
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, elogiou a postura do presidente Lula (PT), que recebeu a quinta dose da vacina contra a Covid-19 na segunda-feira (27), durante abertura da campanha nacional pela vacinação. O gesto contrasta com a postura adotada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia, marcada pelo deboche e pela disseminação de informações falsas sobre os imunizantes.


Leia também:
Secretário recebe 'sinal verde' do governador para realização de concurso público com 400 vagas na Saúde

“O exemplo é muito salutar para o convencimento da população. Quando você tem o líder principal do país dando esse exemplo. Todos nós que atuamos na Saúde temos a convicção da importância da vacina e o quanto ela serviu para erradicar algumas doenças e melhorar a expectativa de vida da população”, afirmou, nesta terça-feira (28).

Gilberto avaliou que é de extrema importância o trabalho de resgate da credibilidade da vacinação no Brasil. Algo que se perdeu durante os últimos anos.

“Essa demonstração do presidente e do Ministério da Saúde veio ao encontro daquilo que é o entendimento dos secretários. Sabemos que o negacionismo, as mensagens equivocadas mandadas à população em relação à vacina da Covid são as responsáveis pela queda substancial da cobertura vacinal”, disse.

“Nada melhor que termos os grandes expoentes dando exemplo à população, para que a gente possa fazer o convencimento necessário”, pontuou.

A aplicação da vacina bivalente contra Covid-19 começou a ser feita em Mato Grosso também nesta segunda. A SES recebeu, até o momento, 132.504 doses do Ministério de Saúde, e o envio das doses aos Escritórios Regionais de Saúde (ERS) foi concluído no último sábado (25). 

Conforme cronograma de vacinação, devem ser imunizadas na primeira fase da primeira etapa: pessoas com idade a partir de 70 anos, indígenas, quilombolas, pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos, pessoas que vivem em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores, ribeirinhos, população privada de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas.

Já na segunda fase desta etapa, serão contempladas pessoas com idade entre 60 a 69 anos. Na terceira fase, serão imunizadas as gestantes e puérperas. Na quarta e quinta fase, receberão a vacina os trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, respectivamente.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet