Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Política BR

ENTREGA DE RESIDENCIAL

Em Rondonópolis, Lula chora, planta Ipê e é ovacionado por apoiadores; veja fotos e vídeos

03 Mar 2023 - 08:22

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Érika Oliveira, Max Aguiar e Marcos Salesse

Foto: Reprodução

Em Rondonópolis, Lula chora, planta Ipê e é ovacionado por apoiadores; veja fotos e vídeos
Iniciando o seu terceiro mês no comando do país, o presidente Lula (PT) faz nesta sexta-feira (03) sua primeira visita oficial a Mato Grosso, neste terceiro mandato. O município escolhido foi Rondonópolis (212 Km de Cuiabá), onde realiza a entrega das chaves de casas populares construídas com recursos do Governo Federal.


Leia também:
Derrotado por Lula, Bolsonaro mantém favoritismo em Mato Grosso e supera votação de 2018

Acompanhado de um time de peso de ministros, a visita de Lula ao Estado gera grande expectativa, uma vez que Mato Grosso demonstra forte rejeição ao nome do petista. Nas eleições de 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) obteve 65,08% dos votos válidos ante 34,92% do petista.

Ainda em 2022, membros do movimento conservador de Rondonópolis instalaram um outdoor no município com ataque direto a Lula. Com a imagem do então ex-presidente, colocaram a frase: "Aqui esse bandido é conhecido como 'o traídor da pátria'. Fora... maldito!". No município, Lula ficou atrás de Bolsonaro no segundo turno: 59,56% contra 34,47%.

Além disso, o presidente também enfrentou forte resistência dos produtores rurais, que apoiaram em peso seu adversário. Foi de Mato Grosso que saiu grande parte dos bolsonaristas que, inconformados com o resultado das urnas, acamparam em frente ao quartel do Exercíto em Brasília durante dias.

A passagem do presidente por Rondonópolis terá um forte aparato de segurança, mas será breve. Acompanhado de uma comitiva de ministros e autoridades políticas locais, inclusive de oposição, o petista ficará na cidade por apenas 3 horas e voltará para Brasília antes do almoço. A viagem foi articulada pelo prefeito José Carlos do Pátio (PSB) e o senador Wellington Fagundes (PL), que fez o convite oficial, mesmo sendo do partido de oposição.

Conforme o secretário de Governo de Rondonópolis, Paulo José, que organiza as solenidades, Lula pousou na cidade por volta de 8h, acompanhado dos ministros Jader Barbalho, de Cidades, Carlos Fávaro, da Agricultura, Valdeir Góis, da Integração, Flávio Dino, da Justiça, Marina Silva, do Meio Ambiente, Wellington Dias, do Desenvolvimento Social e Rui Costa, da Casa Civil.

A equipe de Segurança Institucional de Lula está em Rondonópolis desde a semana passada. Sob forte esquema de segurança, o presidente poderá se deslocar do aeroporto até o Residencial Celina Bezerra, onde ocorrerão os atos, de helicóptero ou em comboio de veículos blindados. O trajeto entre o Aeroporto e o Residencial dura cerca de 20 minutos.

No Celina Bezerra, Lula fará a entrega das chaves de uma das unidades a uma família contemplada. Depois, irá ao palanque para lançar o empreendimento. Há previsão de discursos e do plantio simbólico de uma árvore. O presidente irá, por fim, atender a imprensa no local. Ele retorna para Brasília por volta das 11h.

Veja como foi a visita presidencial:



12h30min -
Após discurso do presidente Lula (PT), a solenidade de entrega das unidades do Residencial Celina Bezerra é encerrada.

12h20min - O presidente Lula (PT) foi o último a discursar. Em sua fala, ressaltou que sua relação com governadores e prefeitos é independente de questões partidárias e eleitorais. Citou que é preciso corrigir as diferenças sociais, em especial num Estado campeão de produção, mas que ainda tem pessoas em fila de doações de ossos. Ainda relembrou a chacina em Sinop, quando dois bolsonaristas mataram sete pessoas em um bar, por conta de jogo de sinuca.

12h15min - Após a fala de Mauro, Lula fez o decerramento da placa do Residencial Celina Bezerra e lançou a retomada das obras da segunda etapa do conjunto habitacional. Serão mais de 1 mil apartamentos.

12h - Entre o presidente Lula (PT) e o ministro da Agricultura Carlos Fávaro (PSD), o governador Mauro Mendes (União) aproveitou a entrega dos mais de 1,4 mil apartamentos do Residencial Celina Bezerra, em Rondonópolis (212 Km de Cuiabá) para defender o respeito à democracia e ao resultado das urnas. Vaiado pelos apoiadores de Lula, Mauro relembrou que também recebeu manifestação similar no início de seu primeiro mandato, em 2019, por ter aprovado mudanças no Fethab, que resultou no aumento de impostos para produtores rurais. De acordo com o gestor, ele começou recebendo vaia, mas terminou a gestão com quase 70% dos votos válidos na disputa pela reeleição, em outubro de 2022.



11h45min - O prefeito José Carlos do Pátio (PSB) foi o primeiro a discursar durante a solenidade. Em fala emocionada, o gestor destacou o fato de ter recebido apoio do governador Mauro Mendes (União) para a realização de obras, como asfaltamento do Distrito Industrial. Bastante emocionaldo, Pátio arrancou lágrimas de Lula, ao falar sobre a entrega de CMEI que leva o nome do neto do petista, que faleceu em 2019, aos 7 anos.

 
11h30min - Antes de discusar na solenidade de entrega das casas, Lula visitou um dos imóveis populares entregues. Das mãos do petista, Celina Alves da Silva, recebeu a chave da nova residência e se emocionou ao realizar o sonho da casa própria. Lula entrou na nova casa de Celina, que ressaltou que o petista realizou o sonho de moradores da cidade que aguardam pela residência há dez anos, período em que as obras do conjunto habitacional ficaram paradas. Celina também subiu no palco, onde Lula e outras autoridades participavam da cerimônia.

 
11h18min - Após o hino nacional, o presidente Lula (PT) e a primeira-dama Janja entregam as chaves de um dos apartamentos do Residencial Celina Bezerra a uma das beneficiadas pelo programa "Minha Casa, Minha Vida". O nome dela é Helen Cristina da Silva Rocha, que é cadeirante por ter amputado uma perna. Durante a solenidade, o petista afirmou que irá providenciar uma prótese para a mato-grossense. A doação será feita pelos funcionários do Banco do Brasil.



11h04min -
Ao lado do prefeito José Carlos do Pátio (PSB) e do governador Mauro Mendes (União), Lula (PT) - que usa um chápeu Panamá por conta do sol forte - fez o plantio de uma muda de Ipê amarelo, símbolo de Mato Grosso. Na sequência, o petista se desloca para o palanque, onde ocorrerá a solenidade de entrega das chaves de mais de 1,4 mil apartamentos no Residencial Celina Bezerra.

 


10h26min -
Presidente Lula já chegou em Rondonópolis e sobrevoa a área do Residencial Celina Bezerra a bordo de helicóptero. Ele está acompanhado da esposa Janja, do governador Mauro Mendes (União) e o prefeito José Carlos do Pátio (PSB). No solo, apoiadores vibraram ao avistarem a aeronave.

 




10h11min - Centenas de pessoas com camisas estampadas com o nome do presidente Lula (PT) e fazendo um "L" com os dedos, gesto que começou a ser replicado durante a campanha eleitoral, lotaram a cerimônia de inauguração de casas populares em Rondonópolis. A expectativa da organização é de que mais de 10 mil pessoas participem do evento. 



09h52min - Os deputados estaduais Lúdio Cabral (PT), Júlio Campos (União) e Juca do Guaraná (MDB) estão entre as autoridades que já presentes no Residencial Celina Bezerra. A vereadora por Cuiabá, Edna Sampaio (PT), também acompanha o evento.

 
09h45min - O governador Mauro Mendes e o prefeito José Carlos do Pátio (PSB) já estão no aeroporto de Rondonópolis para recepcionar Lula e sua comitiva que decolou da Base Aérea de Brasília. De lá, eles irão embarcar em um helicóptero direto para o residencial.

   
09h12min - Apoiadores do presidente e população beneficiada com os apartamentos do "Minha Casa, Minha Vida" lotam o local em que o evento será realizado, no próprio Residencial Celina Bezerra, em Rondonópolis. Eles fazem fila para chegar mais próximo do dispositivo de honra e muitos usam camisas vermelhas com a escrita "Lula". Além da entrega das chaves, o presidente também irá participar da inauguração simbólica do CMEI Arthur Araújo Lula da Silva, que irá atender as crianças das famílias do conjunto. A unidade leva o nome de um dos netos de Lula, que faleceu em março de 2019, aos 7 anos.

 

09h07min - O presidente Lula ainda não desembarcou em Rondonópolis. A imprensa regional e nacional está em espaço exclusivo, distante das autoridades, por isso, ainda não conseguiu conversar com o petista e sua equipe ministerial. A falta de rede móvel também é um problema, com isso, os jornalistas que acompanham o ato presencialmente estão sem internet.

 


09h - A Prefeitura de Rondonópolis montou um estrutura para a realização do evento de entrega das chaves do Residencial Celina Bezerra. Além do palco onde ficarão Lula, ministros e autoridades, uma grande plateia foi montada. No local, os futuros moradores do conjunto habitacional e apoiadores do presidente petista, que chegaram até de caravana. Enquanto o evento não começa oficialmente, a plateia faz coro de "olê, olê, olê, olá. Lula, Lula...".



08h56min - Um pequeno grupo de bolsonaristas se concentra em frente ao Parque de Exposições de Rondonópolis para adesivar carros e seguir até o Residencial Residencial Celina Bezerra, onde o presidente Lula (PT), ministros e autoridades locais irão entregar os 1.440 apartamentos do conjunto habitacional construído com recursos federais. Usando verde e amarelo e camisetas com a frase "Fora, Lula", os manifestantes também seguram faixas contra o governo petista. Entre eles, uma dupla expôs a faixa "Lula Ladrão, seu lugar é na prisão!".



8h16min -
Deputados de Mato Grosso que irão compor a comitiva presidencial já estão na Base Aérea de Brasília, de onde irão embarcar no mesmo voo que Lula virá para Rondonópolis. Os federais Emanuelzinho (MDB) e Juarez Costa (MDB); o suplente de federal Valtenir Pereira (MDB); e o ex-deputado federal que irá integrar a equipe do Mapa, Neri Geller (PP), acompanham os ministros Carlos Fávaro (Mapa) e Jader Barbalho Filho (Cidades).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet