Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Política MT

QUER RECONQUISTAR MERCADO

Fávaro reunirá irmãos Batista, filho do rei da soja e nomes do agro de MT em viagem à China, diz O Globo

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Fávaro reunirá irmãos Batista, filho do rei da soja e nomes do agro de MT em viagem à China, diz O Globo
Atendendo a um pedido pessoal do presidente Lula (PT), durante visita a Rondonópolis (200 km de Cuiabá) no início do mês, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), reuniu uma comitiva robusta de empresários brasileiros e entidades do agronegócio para acompanhar a viagem que fará à China na semana que vem. Entre os integrantes, segundo reportagem do O Globo, estarão os irmãos Wesley e Joesley Batista, do Grupo J&F,do filho de Erai Maggi, Kleverson Scheffer, que representará o grupo Bom Futuro, um dos maiores exportadores de soja do mundo, além de líderes da Marfrig e Bayer.


Presos em 2017, os irmãos Wesley e Joesley Batista  foram responsáveis por acusações contra o ex-presidente Michel Temer (MDB) e o deputado Aécio Neves (PSDB-MG). Temer chegou a ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelo crime de obstrução de Justiça — em 2019, foi absolvido. Aécio foi absolvido da acusação de ter recebido R$ 2 milhões em propina do empresário goiano.

Leia mais: 
Fávaro reunirá grupo de empresários do agro em viagem à China para preparar visita de Lula


O objetivo da viagem é demonstrar ao Governo Chinês o interesse do Brasil em reatar relações comerciais, que sofreram ruídos durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Outro empresário mato-grossense que deve acompanhar a comitiva é Itamar Antônio Canossa, presidente do Fórum Mato-Grossense da Agropecuaria. O ex-secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, também aparece como um dos convidados pela comitiva. Marcelo atuou na gestão do ex-governador Pedro Taques e atualmente responde pela diretoria de Relações Internacional da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA). A comitiva vai contar ainda com a participação de Tarcísio Sachetti, um dos sócios da Agro Investments Sachetti. 

A comitiva do Mapa irá participar de reuniões com representantes governamentais chineses e, após, passará a integrar a comitiva presidencial. Trata-se da terceira visita de Estado do presidente Lula à China, após aquelas realizadas em 2004 e 2009.

Em Pequim, estão previstas reuniões do presidente Lula com o presidente Xi, com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji, quando serão tratados temas da ampla pauta bilateral, incluindo comércio, investimentos, reindustrialização, transição energética, mudança climática e paz e segurança mundial. Em Xangai, o presidente Lula visitará a sede do Novo Banco de Desenvolvimento. 

A comitiva presidencial será composta de parlamentares, governadores, ministros de Estado e empresários. Ao longo da visita, haverá eventos empresariais, seminários e a assinatura de atos intergovernamentais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet