Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Política MT

IMBRÓGLIO DOS MODAIS

Jornal O Globo destaca impasse entre Mauro e Emanuel e envolvimento de Lula sobre conclusão do VLT

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Jornal O Globo destaca impasse entre Mauro e Emanuel e envolvimento de Lula sobre conclusão do VLT
O Jornal O Globo deste domingo (19) deu destaque para a rivalidade política entre o governador Mauro Mendes (União) e o prefeito Emanuel Piinheiro (MDB), que trouxe impacto para a solução do entrave envolvendo a conclusão do Veículo Leve Sobre Trihlos (VLT). Segundo reportagem do jornalista Bernardo Mello, o embate entre governo estadual e prefeitura ganhou novo capítulo após a entrada da Advocacia-Geral da União (AGU) nas discussões (leia na íntegra aqui).


Leia também:
Kalil pede que governador doe área na Mário Andreazza para construção de nova rodoviária

A reportagem também mostra que embates similares entre aliados e opositores do presidente Lula (PT) aprofundaram impasses na retomada de obras e privatizações que envolvem o governo federal.

Colocado como aliado de Lula, o jornal ressaltou que Emanuel envolveu o Planalto em seu imbróglio com o governador sobre o VLT, modal projetado para a Copa do Mundo de 2014, com financiamento de R$ 1,1 bilhão da Caixa e do BNDES, e que teve as obras paralisadas em meio a denúncias de corrupção. No iníco do mês, o prefeito encontrou Lula em Brasília e pediu ajuda para impedir a troca de modais na região metropolitana.

Em 2021, Mauro, que apoiou Jair Bolsonaro no ano passado, conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa a substituição por um corredor de ônibus BRT, mas a prefeitura e o Tribunal de Contas da União (TCU) ficaram contra a reviravolta, e o caso chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF). Em dezembro, uma decisão monocrática do ministro Dias Toffoli favoreceu o governo estadual, que iniciou a retirada dos trilhos em Várzea Grande.

Na semana passada, porém, a Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com recurso pedindo que o TCU retome a análise sobre a substituição do VLT, argumentando que é um “empreendimento conjunto que conta com a intensa e ativa participação” do governo federal. O movimento ocorreu dias após uma visita de Pinheiro a Lula, na qual, segundo interlocutores, o presidente se comprometeu a pedir que a AGU analisasse o caso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet