Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política MT

JULGAMENTO SUSPENSO

Max Russi descarta disputar Presidência da AL em caso de decisão desfavorável a Botelho no STF

22 Mar 2023 - 17:54

Da Redação - Érika Oliveira / Do Local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Max Russi descarta disputar Presidência da AL em caso de decisão desfavorável a Botelho no STF
O deputado estadual Max Russi (PSB) descartou a possibilidade de concorrer à Presidência da Assembleia Legislativa neste biênio, caso o Supremo Tribunal Federal (STF) anule o último pleito. Atualmente no cargo de 1º Secretário da Casa, o parlamentar explicou que seu foco é tentar ser alçado à função na próxima eleição da Mesa Diretora, o que terminaria vetado pela Emenda Constitucional aprovada na Casa em janeiro, que proíbe a recondução para o mesmo cargo em eleição subsequente.


Leia mais:
- Deputados preveem embate judicial para decidir quem será o presidente da AL no próximo biênio
- 'Espero que se mantenha o que eles mesmo votaram em dezembro', diz Botelho sobre ação que pode barrar reeleição na AL

“Não quero pensar nessa hipótese [do STF invalidar a Mesa atual]. É muito ruim fazer análise antes do julgamento. Eu, pessoalmente, espero que não mude nada. Eu penso em disputar a próxima, daqui a dois anos. Se eu disputar agora eu não posso estar na próxima, por conta da Emenda Constitucional. Então vou aguardar e torcer que continue como está”, disse o deputado.

O STF analisa uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta em face de dispositivo da Constituição do Estado de Mato Grosso, que admite a recondução ilimitada para cargos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, sob alegação de que essa possibilidade atentaria contra o princípio republicano e democrático.

Até o momento, os ministros Alexandre de Moraes e Carmén Lúcia votaram contra a recondução de Eduardo Botelho (UNIÃO) para a função de presidente. Mas, o julgamento da ADI encontra-se suspenso desde a última sexta-feira (17), após pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet