Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Política MT

PRESIDENTE COM PNEUMONIA

Fávaro segue com agenda de reuniões técnicas na China após cancelamento da ida de Lula

Foto: Assessoria

Fávaro segue com agenda de reuniões técnicas na China após cancelamento da ida de Lula
A comitiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) irá manter as reuniões e visitas técnicas previstas para o setor até a próxima quarta-feira (29), na China, apesar do adiamento da viagem do presidente Lula (PT) ao país. Na noite deste domingo (26), o ministro Carlos Fávaro concedeu uma coletiva de imprensa na qual informou que a assinatura dos acordos de cooperação que já estavam alinhavados entre os países teve de ser adiada.​


Leia mais
Fávaro defende empresários da JBS que o acompanham em viagem à China: ‘temos que olhar para a frente’

O Itamaraty havia informado a expectativa de ao menos 20 acordos serem firmados, em setores distintos da economia. "Nós antecipamos a vinda do Mapa porque tínhamos as questões técnicas do agronegócio, principalmente acerca da liberação das exportações da carne bovina, o que já conseguimos responder. E os demais acordos importantes serão assinados quando for remarcada a agenda presidencial", explicou o ministro Carlos Fávaro.

Nesta segunda-feira (27), a equipe técnica do Mapa participa do evento China-Brazil Momentum e do Fórum China - Brasil de Desenvolvimento Sustentável. No dia seguinte, a programação conta com visitas técnicas para reforçar as parcerias e cooperações técnico-científicas voltadas para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro e, na quarta-feira (29), será realizado o Seminário Brasil-China e encontros setoriais.

Diagnosticado com uma broncopneumonia, o presidente Lula cancelou a viagem que faria à China neste domingo. A visita oficial a Pequim previa que o mandatário brasileiro fosse recebido em jantar por Xi Jinping no Palácio do Povo. O presidente estaria acompanhado de uma comitiva de mais de 30 políticos e 200 empresários.

Lula, no entanto, desenvolveu sintomas gripais nos últimos dias e precisou ir ao hospital na quinta (23), segundo o Palácio do Planalto. Os médicos diagnosticaram uma pneumonia causada por bactérias e pelo vírus da gripe A.

Por conta do quadro, o presidente chegou a adiar em um dia o embarque a Pequim, mas no sábado (25), a equipe médica que o acompanha informou que “apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral”.

O governo da China informou que mantém contato com o governo brasileiro para o reagendamento da visita de Lula. A segunda quinzena de maio é uma das datas estudadas para a nova viagem.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet