Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Esportes

RETROSPECTO DA TEMPORADA

Após conquistar título invicto e passar por duas eliminações, Cuiabá foca no Brasileiro para se manter na Série A

Foto: AssCom Dourado

Após conquistar título invicto e passar por duas eliminações, Cuiabá foca no Brasileiro para se manter na Série A
Após conquistar o Campeonato Mato-Grossense de forma invicta e ser eliminado das Copa do Brasil e Copa Verde, o Cuiabá está preparado para estrear no Brasileirão pelo terceiro ano consecutivo. Entrando em campo contra o Palmeiras, neste sábado, às 15h, no Allianz Parque, o plantel de Ivo Vieira empenha atenção total na elite do futebol nacional depois de lutar pela permanência nas outras duas participações. Confira abaixo o retrospecto do time na atual temporada.


Leia também:
Cuiabá adota numeração fixa nas camisas dos jogadores; confira como ficou


Com duas eliminações no ano e diversas contratações, o atual campeão estadual gera dúvidas na torcida para o Campeonato Brasileiro, principalmente em questões de como será o desempenho do time em campo.

A desconfiança é consequência das eliminações em duas competições nacionais que disputou. Na Copa do Brasil, perdeu para o São Raimundo, time que disputa a Série D do Brasileiro. Na Copa Verde, contra o Goiás, fez seu primeiro teste contra um adversário “Série A” e foi eliminado no jogo de volta, após vencer a ida.

O campeonato Mato-grossense foi disputado gerando resultado positivo. Dourado foi campeão estadual pela 12º vez, sendo a 3º consecutiva. Com ótimas estatísticas, o time fez um trabalho e tanto no campeonato. Além disso, foi a 4º quarta taça do Mato-Grossense em que o Cuiabá levantou invicto.

Daqui em diante, Dourado jogará apenas o Brasileirão. E a expectativa é de que o clube consiga permanecer na Série A por mais um ano. Observando a história, o auriverdenão perdeu nenhum dos dois primeiros jogos na elite do futebol. Em 2021, Cuiabá empatou 2 a 2 contra o Juventude. Já no ano seguinte, ganhou do Fortaleza por 1 a 0. Mas a tradição pode ser quebrada este ano. O Dourado enfrentará o atual campeão Brasileiro na primeira rodada.

De dezembro de 2022 até então, foram inúmeras as contratações para reforçar o elenco. Vale lembrar que a janela de transferência (para quem jogou algum estadual) vai até dia 20 de abril. Sendo assim, o Auriverde ainda pode trazer reforços para a temporada. Além da vinda de novos jogadores, alguns atletas da base foram promovidos ao profissional.

No mesmo período, alguns atletas saíram do clube. Um dos mais recentes foi o meio-campista Rodriguinho, que fez parte da permanência na Série A em 2022.
 
COPA DO BRASIL

Em jogo classificatório para a segunda fase da competição, o Cuiabá perdeu para o São Raimundo (RR) por 4 a 3, fora de casa. Na partida, três gols do time da Série D foram marcados pelo zagueiro Allan Rosário.

Iury Castilho, Alan Empereur e Mateusinho balançaram a rede pelo auriverde em busca de reverter a situação, mas sem sucesso. Além disso, dois jogadores tomaram cartões vermelhos aos 87 minutos, porém apenas um era do Dourado, Castilho.

Na ocasião, o time de Roraima havia jogado apenas três amistosos. Sendo assim, o jogo contra o Cuiabá foi o primeiro jogo oficial do São Raimundo na temporada.
 
COPA VERDE

Cuiabá disputou cinco jogos, vencendo três e perdendo uma. A outra partida ficou no empate. Estreando na segunda fase do campeonato, vinha jogando bem.

Nas semifinais, enfrentou o Goiás e ganhou o primeiro confronto na Arena Pantanal por 1 a 0, com gol de Ronald. Porém, na volta, o time goiano foi superior e avançou à finalíssima, vencendo por 2 a 0 no Estádio da Serrinha.

O duelo foi marcado por três expulsões.  O primeiro foi Isidro Pitta ao receber dois amarelos, aos 2 minutos do segundo tempo. Com um pouco mais de 10 minutos em campo, Deyverson foi retirado da partida após ser amarelado pela segunda vez. A terceira expulsão foi de Ivo Vieira, por reclamação. 

MATO-GROSSENSE

Campeão invicto do estadual, Cuiabá teve 94,8 % de aproveitamento (incluindo mata-mata). Com 13 jogos no campeonato, empatou apenas um. O empate foi para o Luverdense, na semifinal, partida finalizada sem gols.

Dourado efetuou 34 gols, tomando somente 4. Mixto, Operário, União e Nova Mutum foram os times que conseguiram balançar a rede em confrontos contra o auriverde.

Na competição, Cuiabá teve o melhor ataque (34), melhor defesa (4), maiores goleadas (6), mais vitórias (12) e o máximo de partidas sem perder (13).

CONTRATAÇÕES, SAÍDAS E PROMOÇÕES

Desde dezembro do ano passado até o momento, Cuiabá contratou mais de 15 jogadores, sendo apenas três por empréstimo. Saíram 15 no mesmo período, somente 2 foram emprestados.

Contratados para esta temporada estão o lateral-esquerdo, Patric Calmon, os zagueiros, Allyson e Vitão, os laterais-direito, Mateusinho e Matheus Alexandre, os volantes, Raniele, Filipe Augusto, Ronald, Denilson, Fernando Sobral.

Assim como os meios-campistas, Pablo Ceppelini e Victor Yan, e os atacantes Isidro Pitta, Iury Castilho, Emerson Negueba, Nícolas Quagliata e Wellington. Entre eles, Vitão e Nícolas Quagliata vieram por empréstimo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet