Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

BA registra mais uma morte por suspeita de dengue

Baiana de Itabuna, Osnira Santos, de 27 anos, deu entrada hoje no Hospital de Base de Itabuna, 429 quilômetros ao sul de Salvador, com fortes sintomas de dengue. Encaminhada à ala de reidratação, a paciente não resistiu ao quadro e morreu duas horas depois. É o 23.º caso suspeito de morte causada pela doença na Bahia no ano, sete deles na cidade. Nove já foram confirmados, três em Itabuna.


O município, duas vezes campeão brasileiro em infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, segundo o Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (Liraa), soma, junto com a cidade vizinha de Jequié, 8 mil notificações de dengue. Estima-se que o número chegue a 20 mil, por causa de casos não notificados.


Itabuna decretou situação de emergência por causa da doença em 17 de fevereiro. Na cidade, em Jequié e em Salvador, a Justiça autorizou os agentes de combate à doença a invadir imóveis fechados ou abandonados, com o objetivo de destruir focos de criação do mosquito.


A Bahia registrou, até o dia 21, 11.570 notificações da doença em sua forma clássica - 248% a mais do que no mesmo período do ano passado (em 2008, o total de casos notificados chegou a 37.273). O número das sete primeiras semanas deste ano já é maior, por exemplo, que o total das notificações de dengue em 2007, 10.095. Apenas nas duas semanas anteriores ao dia 21, foram 5.003 notificações. A elas, ainda se somam 291 notificações de casos suspeitos das formas mais grave da dengue (85 deles confirmadas). O ano com mais notificações da doença no Estado até hoje foi 2002, com 87.237 casos. (
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet