Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Esportes

Até o final da temporada

Cuiabá e secretaria lançam projeto para levar crianças autistas aos jogos na Arena Pantanal

Foto: Josi Dias/Setasc-MT

Cuiabá e secretaria lançam projeto para levar crianças autistas aos jogos na Arena Pantanal
Em parceria inédita com a Secretaria do Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), o Cuiabá Esporte Clube deu início ao projeto que leva crianças autistas e familiares para assistir aos jogos do time no Campeonato Brasileiro em um dos camarotes da Arena Pantanal. A iniciativa faz parte dos Programas Ser Família Inclusivo e Ser Família Sensorial, idealizados pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes. A ação começou no confronto contra o Red Bull Bragantino, no último sábado (22), e irá continuar até o final da temporada.


Leia também: 
Cristiano Dresch aponta meta do Cuiabá no Brasileirão: 'objetivo principal é permanecer'


O projeto também conta com a parceria da Senadora Margareth Buzetti e da Secretária interina da Setasc, Grasielle Bugalho.

Oito crianças autistas serão selecionadas, por meio de sorteio, para assistir aos jogos do Dourado. Cada criança terá direito a um acompanhante responsável. É necessário que a criança esteja devidamente cadastrada no banco de dados da Setasc, além de portar a Carteira de Identificação do Autista (CIA).

Beneficiários de todo o estado podem participar, porém não serão custeados deslocamento e hospedagem, tanto do sorteado quanto do acompanhante. Apenas serão disponibilizadas as entradas do camarote.

Para Grasielle Bugalho, a iniciativa enfatiza a importância da CIA, além de abrir o espaço para que pessoas autistas possam ter uma experiência única de torcer e conhecer o estádio.

“Promover a inclusão é uma das missões do Cuiabá Esporte Clube, e quando fomos procurados para esse projeto, aceitamos de imediato. A inclusão é uma das virtudes do esporte, e no Dourado acreditamos que o futebol é para todos. Estamos cada vez mais abertos para iniciativas como essa”, destacou Cristiano Dresch, vice-presidente do Cuiabá.

Além disso, Dresch pontou que foi gratificante ver as crianças se divertindo e torcendo para o Cuiabá. Outra pessoa que adorou acompanhar a felicidade dos pequenos foi Virginia Mendes. “Acompanhei pelas mídias sociais a alegria das crianças que foram até a Arena, vamos dar continuidade para que outras pessoas possam assistir aos jogos e quem sabe outros tipos de apresentações,” disse a primeira-dama.

Segundo Buzetti, é importante garantir a inclusão e dar oportunidade para que possam estar em um ambiente adequado e seguro com a presença de terceiros.

Cuiabá enfrentará o Grêmio, na Arena Pantanal no domingo (30). Os interessados em levar as crianças deverão se cadastrar no link. Além de ser necessário ter a Carteira de Identificação do Autista, emitida pelo MT Cidadão.

Carteira de Identificação do Autista

O documento, que é uma das bandeiras da primeira-dama, Virginia Mendes, é emitido de forma gratuita pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e contém informações específicas e qualificadas da pessoa com o transtorno, o contato de emergência e, caso tenha, informações de seu representante legal/cuidador.

O cadastro da CIA, desde setembro de 2022, é realizado pelo aplicativo MT Cidadão, na modalidade digital e ou física (impressa). O prazo para a emissão da carteira digital é de cinco dias, a contar do envio da documentação via aplicativo, análise e aprovação pela equipe da Setasc. Já para a emissão da carteira física, o prazo será de 30 dias. Para mais informações (65) 98421-4080/(65) 3613-5711 ou o site da Setasc.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet