Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Wazare

Produção de fitoterápicos: Farmácia Viva é inaugurada em aldeia indígena

Foto: Reprodução

Produção de fitoterápicos: Farmácia Viva é inaugurada em aldeia indígena
Uma Farmácia Viva, que visa a produção de fitoterápicos seguindo as etapas do cultivo, colheita, conservação e utilização de plantas medicinais, foi inaugurada na aldeia Wazare, em Campo Novo dos Parecis. Idealizada pela farmacêutica indígena Valdeiza Avelino Ozanaezokero, a farmácia, que foi inaugurada no último domingo (30), atenderá a aldeia e a população do município.


Leia mais 
Frente Parlamentar da Bacia do Rio Cuiabá tem como meta expandir Unemat na capital e criar campus em VG

O acesso às plantas medicinais ocorrerá mediante a prescrição clínica da farmacêutica, seguindo o método Fitoclin e os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (65) 99663- 8174, ou ir pessoalmente a aldeia que fica localizada na Rodovia BR 364, KM 837, às margens do Rio Verde, Terra Indígena Utiariti, em Campo Novo do Parecis.

 Valdeiza Avelino Ozanaezokero, conta que atua na saúde indígena e viu a necessidade de implantar esse projeto por meio das plantas medicinais. Com isso, será possível desenvolver várias ações. "A farmácia viva deriva da política nacional de plantas medicinais e fitoterápicos e tem como grande intuito absorver e aperfeiçoar o conhecimento popular e tradicional e a regionalidade relacionada ao uso de plantas medicinais na cura e tratamento de doenças, além de incorporar nesse processo produtivo, barreiras de qualidade e segurança para garantir a eficácia desses fitoterápicos", explica a profissional.

A conselheira regional e secretária geral do CRF-MT, Isanete Bieski destaca que nos últimos anos, com o avanço dos estudos científicos, a fitoterapia ganhou papel de destaque como produto complementar na terapêutica, e com a aprovação da Polícia Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, e para facilitar a implementação nos municípios do Brasil foi instituído o Brasil a Farmácia Viva, um modelo criado pelo professor Dr. Matos na década de 90.

"O papel do farmacêutico na Fitoterapia vai além da orientação e dispensação da planta in natura para as pessoas, sobre a forma correta de preparar. Com a resolução 586/13 a fitoterapia pode ser uma importante ferramenta na atuação clínica do farmacêutico no consultório, com a prescrição de vários fitoterápicos", destaca Isanete Bieski.

Segundo Valdeiza Ozanaezokero há um grande índice de mortalidade causada por envenenamento com plantas medicinais. "Esse projeto é de suma importância porque vai orientar, levar conhecimento à população, as pessoas vão saber o que está usando, para que está usando e na dosagem correta", ressaltou.
 
Estiveram presentes na inauguração as seguintes autoridades, o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena, Vanildo Ariano Kezo, Evandro Zenazokemae do ponto focal Polo Base de Tangará, a chefe da Divisão de Atenção  à Saúde Indígena, Gleice Gomes, o presidente da Associação Waymare, Edson Kazumazakae, o presidente da Coopiparesi, Lucio Avelino Ozanazokaece, o chefe da coordenação técnica local da Funai, Joelson Avelino Kinizokemaece e o cacique da aldeia Wazare, Rony Azoynaece.
 
Histórico do projeto Farmácia Viva

O projeto Farmácia Viva foi criado na década de 90 pelo professor cearense Abreu Matos, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e a Prefeitura de Fortaleza foi uma das primeiras a implementar o projeto. A ideia de diminuir os custos dos medicamentos e informar a população sobre plantas de fácil acesso foi ganhando força entre as cidades brasileiras. Em 2010, o projeto foi instituído pelo Ministério da Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) como parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares na área de fitoterapia.

Lembrando que o farmacêutico atua intensamente nas Farmácias Vivas no SUS, onde o profissional seleciona, extrai e prepara vários medicamentos e fórmulas farmacêuticas para atendimento à população.

Por meio das Farmácias Vivas, o paciente tem acesso ao tratamento fitoterápico gratuito de diversas patologias, com o uso de plantas medicinais. No entanto, para o uso correto e seguro de qualquer medicamento, mesmo os fitoterápicos, é necessária a devida orientação. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet