Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Governo apresenta à OMS relatório sobre campanha de vacinação contra rubéola

O governo brasileiro apresentou hoje (3) à Organização Mundial de Saúde (OMS) um relatório sobre a campanha de vacinação contra a rubéola realizada no ano passado. A vacinação em massa é o primeiro passo para conseguir o certificado de país livre da doença.



O Brasil agora será monitorado pela OMS e, caso fique comprovada a interrupção da circulação do vírus, o país receberá a certificação. O prazo de monitoramento é de nove meses, de acordo com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Atualmente, nas Américas, apenas nos Estados Unidos a doença foi erradicada.

A campanha de vacinação brasileira foi realizada entre 9 de agosto e 12 de setembro do ano passado. Nesse período foram vacinados 67,2 milhões de brasileiros na faixa de 20 a 39 anos. Pela primeira vez os homens foram o foco da campanha – em 2007, eles representaram 70% dos casos de rubéola registrados no país. E foram justamente eles que tiveram mais resistência à vacinação.

“A grande dificuldade foi a adesão dos homens. É difícil convencer homens jovens e saudáveis a se vacinar contra uma doença. Explicamos que, com esse ato, eles estavam protegendo a esposa, a irmã, a filha, uma amiga, da síndrome”, disse Temporão.

O relatório da campanha, considerada a maior do mundo, foi entregue a representantes da OMS em cerimônia no Palácio do Planalto, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro José Gomes Temporão.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet