Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

AVALIAÇÃO DOS RISCOS

Cardiologista orienta busca por consulta médica antes de iniciar ou retomar algum exercício físico

Foto: Reprodução/Marinha do Brasil

Cardiologista orienta busca por consulta médica antes de iniciar ou retomar algum exercício físico
O exercício físico é vital para ter uma boa saúde, indo além dos benefícios estéticos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a prática de, no mínimo, 150 minutos de atividade física por semana para adultos para prevenir doenças cardíacas e outras, como diabetes. No entanto, é recomendado sempre buscar a orientação de um médico antes de iniciar uma atividade física, pois é preciso saber se o coração está saudável antes de sair do sedentarismo.


Leia mais:
Cardiologista reforça importância da vacina bivalente contra a covid-19: 'recomendada para todos'


Ao Olhar Direto, o cardiologista Juliano Slhessarenko explica que são realizados exames para averiguar o estado de saúde do paciente e aconselhar a atividade física mais adequada.
 
“Para mim é obrigatório toda pessoa que quer fazer atividade física regular procurar um cardiologista, porque assim você consegue verificar se a pressão arterial está boa, e vai fazer exame de sangue para ver colesterol, fazer exame de teste ergométrico para ver se tem risco de infarto, que é o básico para uma atividade física”, conta Juliano.
 
“O cardiologista também pode orientar com relação ao ganho de massa muscular de forma adequada e assim não vai precisar usar hormônio para fazer isso. E, por exemplo, você pode aconselhar uma prática de atividade muito intensa que seria uma frequência cardíaca um pouco mais elevada, você pode orientar o paciente sobre os melhores exercícios”, complementa.

A OMS define atividade física como sendo qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requeiram gasto de energia, incluindo atividades físicas praticadas durante o trabalho, jogos, execução de tarefas domésticas, viagens e em atividades de lazer.

De acordo com a organização, em todo o mundo, um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes, com idade entre 11 e 17 anos, não praticam atividade física suficiente.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet