Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Política MT

60 DIAS

Governador afirma que intervenção devolveu médicos às unidades de saúde e aponta que pedido prorrogação cabe ao MPE

21 Mai 2023 - 07:39

Do Local - Max Aguiar / Da Redação - Pedro Coutinho

Foto: Mayke Toscano/Secom

Governador afirma que intervenção devolveu médicos às unidades de saúde e aponta que pedido prorrogação cabe ao MPE
Após a intervenção completar 60 dias, o governador Mauro Mendes (União) afirmou que o pedido de prorrogação da medida cabe exclusivamente ao Ministério Público (MPE), autor da ação que pediu na Justiça a interferência do Estado na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá. Durante visita às obras do Hospital Central, na manhã deste sábado (20), Mauro também afirmou que está contente com o resultado do processo até aqui.  


Leia mais: 
Presidente do TJMT afirma que prorrogação da intervenção depende de 'fatos concretos'

O processo começou quatro  dias após os desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça acordarem pela intervenção, no dia 9 de março. Na decisão, foi designado que a interferência na saúde municipal duraria 90 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo período caso houver necessidade.  

“A decisão de prorrogar ou não cabe ao Ministério Público que é o patrono da ação, foi ele que peticionou nesse sentido. E cabe ao Tribunal de Justiça decidir pela maioria dos seus membros ou relator”, afirmou Mauro. 

Em dois meses de processo interventivo, Mauro disse que está feliz com o resultado, pois viu a população contente nas vistorias que realizou nas unidades de saúde da capital.  

“Vi a população contente. Mandei andar pelos bairros, as PSF, já tive pessoalmente na upa Leblon, fui ao pronto socorro e assim que meu tempo permitir quero ir em outras unidades, assim como eu faço com as minhas secretarias”.  

Mauro afirmou que nos dois meses que o Ente Estatal trabalhou pela saúde, com “seriedade e honestidade”, a saúde da capital se acalmou e saiu do “barulho” que estava nos últimos anos.  

Das reuniões semanais que faz com o gabinete interventivo, Mauro pode notar que as unidades agora têm os remédios que antes faltavam, as cirurgias no Pronto Socorro estão novamente sendo feitas, as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) foram reativadas e profissionais médicos estão de volta aos Programas de Saúde da Família.  

“A saúde de Cuiabá já saiu do barulho que estava nos últimos anos. Em dois meses. E não tem milagre: é seriedade e honestidade. Aplicou seriedade e honestidade, dá pra resolver muitos problemas”, afirmou.  

Quanto a UPALeblon, ele pontuou que as obras para corrigir imperfeições graves, como infiltrações na parede, estão sendo executadas para que a unidade seja entregue com a qualidade de sua gestão. Por isso, ponderou não saber se vai dar tempo de inaugurá-la nos próximos trinta dias.  

“Passei lista de modificações para melhorar a qualidade daquela upa. Se tivermos a oportunidade de entregar aquele equipamento, vocês vão perceber nitidamente uma grande diferença de qualidade do equipamento que existe hoje aí daquele que nós vamos entregar”, disse.  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet