Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

ação que salva vidas

Hospital Universitário Júlio Muller oferece Banco de Leite a quem precisa de apoio

Foto: Assessoria

Equipe do Banco de Leite Humano ao lado de mamães que receberam e doaram leite o

Equipe do Banco de Leite Humano ao lado de mamães que receberam e doaram leite o

Professora Thamara Parteka, 32 anos, deu à luz a filha, Violeta Parteka Pinheiro, no Hospital Universitário Júlio Muller, em Cuiabá, no dia 3 de maio. A bebê precisava ganhar peso com leite humano. Porém, Thamara não conseguia produzir a quantidade necessária. "Não extraía leite suficiente, então precisei do apoio da equipe do hospital e das mães que faziam as doações no Posto de Coleta", afirmou a mãe.


Leia também
Janaina vê tema superado e descarta participação em comissão criada para debater aborto: 'assunto pacificado'


A unidade hospitalar conta com Banco de Leite e Posto de Coleta que promovem proteção e apoio ao aleitamento materno. A ação é administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O leite é a primeira alimentação humana, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter um papel essencial na proteção imunológica contra doenças infecciosas e desenvolvimento afetivo e psicológico do recém-nascido.  


(Thamara Parteka e Vitoleta Parteka)

A professora pontuou que o momento de acalento ao amamentar os próprios filhos é precioso tanto para a mãe quanto para o bebê.  “Esse amor elas [possíveis doadoras] doam através do leite para os nossos filhos e isso gera vida né a sustentabilidade desses serezinhos. Sou muito grata por essa oportunidade e esse gesto é muito importante porque salva vidas”.

O Hospital Universitário Júlio Muller é considerado como um dos hospitais de referência, sendo um dos quatro pontos de coleta em Mato Grosso que faz o processamento do leite materno para atender as unidades maternas, sejam elas públicas ou privadas. Além de possuir uma demanda diária de aproximadamente 10 litros de leite para os recém-nascidos da instituição.

A coleta de leite também pode ser feita na residência das doadoras, depois uma equipe do hospital busca o leite para ser processado e utilizado para alimentar os bebês que estão internados na própria unidade hospitalar, tendo como algumas das situações de indicação o acometimento por alguma patologia ou a prematuridade.

A sala de coleta contribui com o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Júlio Muller, com uma quantidade em torno de setenta a oitenta litros de leite materno por mês. São feitos, em média 151 atendimentos mensalmente, a um total de 34 mães.  

Quem pode doar?

Mulheres que têm leite excedente e não apresentam problemas de saúde podem doar leite materno. A médica veterinária e servidora pública, Karen Cristina Poltronieri, 41 anos, doa leite humano desde o nascimento de sua primeira filha, em 2016. Ela começou por questões de saúde, mas ao entender a importância, não quis parar. Karen doa para o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, (Hucam/Ebserh), em Vitória.

"Inicialmente foi por necessidade, porque tenho um volume de produção muito alto e o leite empedra, então preciso retirar o excesso. Fiquei sabendo no BLH da necessidade da doação de leite materno, aí viciei. Saber que estou fazendo a diferença para alguns bebês que precisam tanto dá um sentimento muito bom de gratidão, de benção", relata. Atualmente, ela extrai o leite em casa, armazena adequadamente e uma equipe do Hucam faz a coleta, assim como ocorre em muitos outros hospitais da Rede. 

Onde buscar ajuda?

Muitos hospitais da Rede Ebserh contam com serviços estruturados para dar o apoio necessário às mães doadoras, entre eles: O Hospital Universitário Júlio Muller da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT). Para mais informações de como doar ou como receber o leite, apoio a amamentação, o telefone para contato como o Banco de Leite do Hospital Universitário Júlio Muller é o 3615-7203. 

Sobre a Rede Ebserh  
 
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet