Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política MT

avanço do projeto

Prefeito de Lucas participa de reunião com Mauro Mendes e Camilo Santana para criação de câmpus da UFMT

Foto: Assessoria

Prefeito de Lucas participa de reunião com Mauro Mendes e Camilo Santana para criação de câmpus da UFMT
Prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, esteve em Cuiabá, nesta quinta-feira (25), para participar de um encontro com o ministro da Educação, Camilo Santana, e com o governador do Estado, Mauro Mendes. Na reunião, o gestor municipal entregou o ofício e projeto de criação do câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no munícipio, ao representante do Ministério da Educação (MEC).


Leia também: 
Governo minimiza desidratação de ministérios e defende gestão ambiental compartilhada

O ministro reafirmou o compromisso com as cidades de Mato Grosso para a construção e ampliação de câmpus e institutos federais, logo após a retomada das obras paralisadas do MEC. “Nós queremos fazer muitas parcerias na área da educação com o Estado e com os Municípios. Há um planejamento em construção no MEC para a construção e ampliação de campi”, comenta o ministro.

Miguel Vaz ressaltou que o projeto foi bem recebido, com apoio da bancada federal e dos senadores. Para ele, este momento é de comemoração. O reitor da UFMT, Evandro Soares, afirmou que o Camilo Santana se comprometeu em ajudar na viabilização, incluindo recursos, para implantação da universidade. Além disso, Soares destacou que o câmpus é o desejo da população e da prefeitura de Lucas do Rio Verde.

A busca pela implantação da universidade federal no município luverdense começou em 2011 a partir do Projeto de Lei do então deputado estadual, Wellington Fagundes.

De lá para cá, teve a criação da comissão de implantação, visitas à Brasília, à reitoria da UFMT e o envio de novos ofícios. Após a devolutiva negativa do MEC do Ofício nº 326/2020, houve a necessidade da elaboração de uma nova proposta de criação do campus.

O documento foi elaborado e entregue pela UFMT ao Município em setembro de 2022. Em abril deste ano, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde sancionou a Lei nº 3.499/2023 que regulamenta o recebimento de um terreno, doado pela família Ferrarin para a construção da universidade federal.  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet