Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Política MT

COMPARAÇÃO COM VACAS

Janaina repudia deboche de Cattani às mulheres e diz que falas podem ser analisadas pela comissão de ética

Foto: Reprodução

Janaina repudia deboche de Cattani às mulheres e diz que falas podem ser analisadas pela comissão de ética
A deputada estadual e presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), Janaína Riva (MDB), se manifestou nesta segunda-feira (29) contra mais uma polêmica protagonizada pelo deputado estadual Gilberto Cattani (PL), na qual ele aparece pedindo desculpas a vacas por compará-las a mulheres feministas.


Leia também
Cattani aproveita polêmica e faz vídeo ‘se desculpando’ com vacas por comparação com mulheres feministas


Em nota, a deputada lamentou o nível divulgado pelo colega parlamentar e disse que repudia qualquer comparação entre mulheres e animais. “Tratar pautas femininas com tanta banalização e deboche, demonstra o quanto ainda temos que avançar em políticas públicas que combatam a misoginia e o preconceito”, disse. 

Gilberto Cattani é presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa dos Direitos da Mulher, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. 

Em outro trecho, Janaína disse que as falas de Cattani são carregadas de ódio e  podem ser objeto de análise na Comissão de Ética da Assembleia Legislativa. “Num primeiro momento, o deputado negou que tenha feito essa comparação. Em mais um vídeo midiático, ele pede desculpas às vacas por compará-las com mulheres feministas, feministas são mulheres e a fala é carregada de ódio”, finaliza.

Também nesta segunda-feira (29), a defensora pública Rosana Antunes Leite de Barros,  do Núcleo da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, defendeu que a Comissão de Ética da Assembleia Legislativa (ALMT) seja acionada para adotar medidas contra Cattani. 

A presidente da Comissão Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil, Glaucia Amaral, repudiou as falas de Cattani e disse que a organização irá levar o caso aos órgãos responsáveis, a fim de processá-lo criminalmente. 

No vídeo divulgado pelo próprio Cattani e que circula em redes sociais, ele aparece negando ter comparado mulheres com vacas e afirma que essa foi uma questão colocada pela mídia. À época, em 15 de maio, a primeira gravação que ensejou a polémica foi dita durante a instalação da Frente Parlamentar de Combate ao Aborto na Assembleia Legislativa, Cattani atacou mulheres feministas para se posicionar contra o aborto. 

“Quando a minha vaca entra no cio, está no período fértil e o touro cobre a minha vaca, é assim que a gente fala lá na roça, então ela tá prenha, certo? Isso é natural”, disse. 

“Agora, eu pergunto para qualquer pessoa: o que é que tem na barriga da minha vaca? Se você pedir para essas feministas, ou para essas pessoas que defendem o assassinato de bebês no ventre da sua mãe, eles vão dizer que lá tem um feto, não um bezerro, assim como elas falam da mulher. Eles usam a palavra feto para desmerecer aquela criança que está ali”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet