Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Política MT

CINCO DEPUTADOS

Janaina diz que comissão que investigará falas de Cattani será criada em uma semana, mas não crê em cassação

31 Mai 2023 - 19:29

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino

Janaina diz que comissão que investigará falas de Cattani será criada em uma semana, mas não crê em cassação
A deputada estadual e presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Janaína Riva (MDB), comentou nesta quarta-feira (31) quais serão os próximos trâmites que a Casa de Leis seguirá acerca das declarações polêmicas feitas pelo deputado estadual Gilberto Cattani (PL) em relação às mulheres. Em suas declarações, Cattani comparou as mulheres a vacas e fez ataques ao movimento feminista.


Leia também 
Wilson volta a repudiar falas de Cattani contra mulheres: 'pode estimular violência'

Em entrevista à imprensa, ela afirmou que a decisão dos deputados de acatar o pedido de instauração de investigação na Comissão de Ética da AL contra o Cattani foi unânime, tanto de parlamentares de esquerda quanto de direita. Além disso, informou também que já solicitou o nome dos deputados que irão compor parte da comissão e que esta será formada em uma semana.

“Nós já solicitamos os nomes dos deputados a serem indicados pelos blocos, eu acredito que no mais tardar no prazo de uma semana a comissão esteja constituída. Entendo também que a comissão sabe da responsabilidade, da gravidade e da seriedade do que aconteceu”, afirmou

“A Comissão deve ouvir não só aqueles que representaram [contra Cattani], como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Defensoria Pública, como também vai ouvir o deputado Cattani”. 

Janaína Riva explicou que a comissão será formada por 5 deputados estaduais. Essa comissão ficará a cargo de analisar o teor das falas de Cattani e avaliar se cabe ou não punição ao parlamentar pelas suas declarações. A medida mais severa é a perda de mandato. 

Questionada sobre a eventual cassação do mandato de Cattani, a atual presidente da Assembleia enfatizou que essa decisão deve ser tomada pela comissão responsável e disse que considera tal medida como sendo de extrema severidade.

“Isso [cassação] deve ser medido pela comissão, o tamanho do alcance, eu acredito que cassação é algo muito severo, mas a comissão precisa dar uma resposta à sociedade”, disse. “A sociedade vai acompanhar, especialmente as mulheres do estado estão ansiosas por uma resposta por parte do Legislativo”. 

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet