Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Política MT

'EFICIÊNCIA'

Governador nega que redimensionamento tenha promovido fechamento de escolas e diz que a proposta vai continuar

09 Jun 2023 - 08:00

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Max Aguiar

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Governador nega que redimensionamento tenha promovido fechamento de escolas e diz que a proposta vai continuar
O governador Mauro Mendes (UNIÃO) afirmou que o projeto de redimensionamento da educação terá continuidade nos municípios de Mato Grosso. Ele disse que o modelo é benéfico da forma que está sendo implantado e negou que a reorganização das séries iniciais tenha promovido o fechamento de 7 unidades escolares. 


Leia também 
Mauro abre mutirão de cirurgias no São Benedito e garante acabar com 'fila da vergonha'

“Alguém conhece algum aluno que teve uma escola fechada e ficou sem aula? Eficiência com o dinheiro público é um dever, isso tá na constituição, isso está nos princípios da educação, entre os princípios de qualquer área você tem que trabalhar com eficiência”. 

O decreto 723, que instituiu o remanejamento na educação estadual, foi publicado em 24 de novembro de 2020. A implementação da medida, contudo, foi suspensa devido a pandemia de covid-19 e voltou à pauta da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (Seduc) em meados de 2022. 

O texto do decreto diz que alunos redimensionados são aqueles oriundos da Rede de Ensino Municipal e que serão atendidos pelas Unidades Escolares Estaduais, conforme portaria específica. 

Sendo assim o Estado, gradativamente, passará a atender apenas os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e o Ensino Médio na zona urbana e rural, cabendo aos municípios atender à educação infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Segundo o governador Mauro Mendes, esse mesmo modelo tem sido implementado em outros estados e se mostrado exitoso nas respectivas unidades da federação. 

“O que nós estamos fazendo aqui, a maioria dos estados que estão à nossa frente, que tem desempenho da educação e grande desempenho, fizeram. Nós não estamos inventando a roda”, argumentou. “O redimensionamento, a reorganização da rede está trazendo bons resultados. Estamos reorganizando a rede, estamos transferindo os anos iniciais para as prefeituras e assumindo nos anos finais. Isso traz mais eficiência”. 

A respeito de 7 escolas que teriam sido fechadas e o encerramentos das respectivas atividades publicado no Diário Oficial que circulou no mês passado, a Seduc informou o seguinte:

O Centro de Educação de Jovens e Adultos - Creuslhi Ramos de Souza, localizado no município de Confresa, foi desativado em 2020 para priorizar o atendimento na modalidade de tempo integral na escola regular que permanece no local.

A Escola Estadual Dom Francisco de Aquino Correia, localizada no município de Cuiabá, foi desativada em 2022 por conta dos constantes alagamentos na unidade. A unidade foi construída abaixo do nível da rua na época, causando esse transtorno e colocando a comunidade escolar em perigo. Atualmente, os estudantes estão sendo atendidos na Escola Estadual Santos Dumont.

A Escola Estadual Dom José Selva, em Barra do Garças, foi desativada em 2020 devido uma solicitação do Ministério Público. Atualmente, os estudantes estão sendo atendidos na Escola Estadual José  ngelo. Uma nova escola municipal está sendo construída no local.

A denominação da Escola Estadual São João Batista, em Barra do Garças, mudou, e hoje atende pelo nome de Escola Militar Tiradentes PM CB Vanilson Silva Carvalho.

A Escola Estadual Nossa Senhora da Guia, também em Barra do Garças, foi desativada em 2020, pois atendia somente 22 alunos. Atualmente o prédio abriga a Diretoria Regional de Educação do Pólo de Barra do Garças.

A Escola Estadual Dr. Emmanuel Pinheiro da Silva, em Nortelândia, foi municipalizada em 2020 devido ao redimensionamento, e atualmente atende os estudantes da rede municipal.

O Centro de Educação de Jovens e Adultos - 25 de Junho, em Rosário Oeste, foi desativado em 2020, e atualmente atende os estudantes da rede municipal da cidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet