Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política MT

CASA CIVIL

Fábio Garcia prega respeito entre os poderes e diz que dará continuidade à boa relação com o Legislativo

10 Jul 2023 - 14:19

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Max Aguiar

Foto: Mayke Toscano/Secom

Fábio Garcia prega respeito entre os poderes e diz que dará continuidade à boa relação com o Legislativo
Em sua primeira entrevista como novo secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Fábio Garcia disse que será uma das prerrogativas de sua gestão manter um relacionamento respeitoso com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Além disso, reforçou que dará prosseguimento à comunicação entre o Executivo e o legislativo estadual, a qual chamou de excelente. 


Leia também
‘Foi escolhido pelo preparo, eleição está muito distante’, afirma Mauro sobre nomeação de Fábio na Casa Civil


“É parte da função desta secretaria ter um relacionamento respeitoso, harmônico com a Assembleia Legislativa e também entender que são poderes distintos e cada um precisa ter sua independência, sua autonomia, mas sempre buscando o melhor para o Estado de Mato Grosso e para os mato-grossenses”, disse o novo comandante da pasta. 

Garcia ficará à frente da Casa Civil por 121 dias, substituindo Mauro Carvalho que ocupará uma cadeira no Senado Federal como o primeiro suplente do senador Wellington Fagundes (PL), licenciado para tratamento de saúde. 

Em outro trecho da entrevista, o agora secretário pontuou que é essencial manter o bom trâmite de relação entre os poderes, tendo em vista que é objetivo da pasta desenvolver políticas públicas de qualidade para a população do Estado. 

“E portanto, quando nós temos bons objetivos pela frente, que é melhorar a vida de cada mato-grossense, eu não tenho dúvida nenhuma que nós construiremos um excelente relacionamento que já existe e daremos continuidade a essa excelente relação entre o Executivo e o Legislativo estadual”. 

O governador Mauro Mendes (UNIÃO), que indicou Garcia para a Casa Civil, esteve na cerimônia de posse do novo secretário e afirmou que sua escolha foi baseada em critérios técnicos e também pela confiança. 

“Cada um faz a avaliação que acha natural, não posso entrar nesse mérito. Entretanto, eu sempre fui um cara absolutamente cartesiano, com decisões muito óbvias. E como se trata de chefe da Casa Civil, é muito óbvio que eu escolho alguém da minha confiança. É muito óbvio que eu escolho alguém que tenha uma certa experiência política para continuar um trabalho que vem sendo feito”, disse. Garcia foi secretário municipal de Mendes quando o governador era prefeito de Cuiabá. 

Segundo o governador, muitas pessoas esperavam a nomeação do atual secretário estadual de Fazenda, Rogério Gallo, para a pasta. No entanto, ele afirmou que Gallo “está desempenhando um papel excepcional na articulação pela reforma tributária". 

“Eu escolho alguém que tenha uma experiência técnica também, porque o governo e a Casa Civil também faz uma articulação para dentro do governo”, finalizou. 

A Casa Civil tem como finalidade realizar a interlocução entre o Governo e a sociedade civil; prestar os serviços de representação governamental perante os demais Poderes e Órgãos Autônomos, as entidades federativas e as autoridades nacionais e gerir a política de comunicação organizacional interna do Poder Executivo Estadual. 

Além disso, formula, coordena e fomenta a implementação de planos, programas e projetos voltados à prevenção da corrupção e à promoção da transparência, do acesso à informação, da conduta ética, da integridade e do controle social na Administração Pública e na sua relação com o setor privado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet