Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política MT

EXPLICAÇÕES

Deputado do PT pede convocação de Galvan na CPMI dos atos golpistas

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Deputado do PT pede convocação de Galvan na CPMI dos atos golpistas
O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) protocolou um requerimento solicitando a convocação de Antonio Galvan, produtor rural e presidente nacional da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília. O parlamentar também pediu a quebra de sigilo bancário de Galvan. Os requerimentos, no entanto, serão avaliados pela direção da CPMI. 


Leia também
Jayme tranquiliza Mendes sobre a reforma tributária: 'quando o projeto chegar no Senado, vamos empinar a carroça'


A justificativa para a convocação de Galvan, segundo o deputado, leva em conta o relatório da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que cita a participação de lideranças do agronegócio em atos antidemocráticos e em ações de contestação do resultado eleitoral.

De acordo com o documento, Galvan é um dos articuladores dos atos que contestam, sem qualquer prova, o resultado das eleições presidenciais de 2022 e que resultaram na invasão e depredação dos prédios públicos de Brasília. 

O relatório da Abin destaca a atuação do Movimento Brasil Verde e Amarelo (MBVA), o qual reúne produtores rurais, na suposta articulação dos atos antidemocráticos, cujo um dos principais articuladores e ativistas do grupo é justamente Antonio Galvan.

De acordo com o requerimento, Galvan é conhecido no Movimento Verde e Amarelo como “general”. A peça cita ainda que que ele é investigado no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga atos golpistas

“Ao ser intimado para depor na Polícia Federal, compareceu à sede da corporação sob um trator e cercado de manifestantes, o que claramente demonstra não só a sua liderança no movimento golpista, quanto a insubordinação e descaso com as autoridades constituídas”, diz o pedido do deputado

“Entendo, pois, que a oitiva do mesmo pode viabilizar o esclarecimento de vários fatos sob
investigação no âmbito deste colegiado, motivo pelos quais requeiro a convocação de Antônio Galvan para prestar esclarecimentos a esta CPMI”, finaliza. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet