Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Cidades

EM CUIABÁ

Estudantes saem às ruas e protestam contra bloqueio no cartão de transporte coletivo: "passe restrito"

Foto: Reprodução

Estudantes saem às ruas e protestam contra bloqueio no cartão de transporte coletivo:
Estudantes realizaram um protesto nas ruas de Cuiabá nesta quinta-feira (20), em resposta ao bloqueio dos cartões de transporte, situação que tem sido denunciada desde a última semana. Os jovens relatam situações humilhantes e represálias por parte dos motoristas, que os impedem de prosseguir com suas viagens.


Leia também
Intervenção realiza mutirões de vacinação na MT-251 para Festival de Inverno e jogos na Arena Pantanal

A manifestação concentrou-se em frente à Praça Ipiranga, e, em seguida, prosseguiu com uma caminhada até a sede da Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos (MTU). Lá, contudo, funcionários fecharam as portas para impedir os jovens de entrar no local.  

A presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE), Giovanna Bezerra, relatou que a MTU alega ser necessário atualizar os cartões diariamente para que os estudantes possam utilizá-los. No entanto, mesmo seguindo as orientações, as queixas persistem, e os cartões permanecem bloqueados. 

“Fomos expulsos dos ônibus. Nós não estamos conseguindo produzir ciência e acessar o monumento cultural cuiabano, porque o passe é restrito. Hoje, nós queremos o desbloqueio e o passe livre irrestrito”, disse. 

Os estudantes também protestam contra a limitação de horário imposta pela MTU. Eles argumentam que, além das aulas, dependem do cartão para participar de atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão, que ocorrem em contraturno. 

Com isso, alegam que a restrição de horário prejudica suas atividades acadêmicas e impede o pleno desenvolvimento educacional. 

Em nota, a MTU disse que para usufruir do passe livre  é necessário realizar a validação do cartão diariamente. Disse também que são disponibilizados créditos diários para o retorno para casa e a ida para a escola no dia seguinte.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet