Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Política MT

PROJETO AMBICIOSO

Valdemar vem a Cuiabá e articula reunião entre Mauro e Bolsonaro em troca de apoio nas eleições

28 Ago 2023 - 10:59

Da Redação - Érika Oliveira / Max Aguiar

Foto: Reprodução

Valdemar vem a Cuiabá e articula reunião entre Mauro e Bolsonaro em troca de apoio nas eleições
O presidente do PL nacional, Valdemar Costa Neto, virá a Cuiabá em setembro articular pessoalmente uma manobra ambiciosa do partido: fechar acordo com o governador Mauro Mendes (UNIÃO) nas principais cidades do Estado, visando as eleições de 2024, em troca de apoio incondicional da legenda na eventual candidatura de Mendes ao Senado em 2026. O grupo ainda aposta no potencial de votos de Jair Bolsonaro (PL) em Mato Grosso – o ex-presidente também já foi escalado para negociar os palanques com o União Brasil.


Leia mais
Presidente do PL nega isolamento de Wellington e rebate cobrança de antigos aliados


Conforme apurou a reportagem, o presidente do PL de Mato Grosso, Ananias Filho, terá uma reunião já na tarde desta segunda-feira (28) com Fábio Garcia (UNIÃO) para fechar a vinda de Valdemar. Uma fonte ligada ao grupo disse que algumas questões, como a disputa em Rondonópolis, já estão bastante encaminhadas, “mas Cuiabá ainda não foi conversado”, ponderou.

No caso de Rondonópolis, a negociação envolve a formação de um “grupão de direita”, que teria o PL como cabeça de chapa e o União Brasil indicando a vice. O Republicanos também participa das conversas. Neste cenário, o deputado Cláudio Paisagista (PTB) terá sua filiação na sigla liberal formalizada já no próximo mês, com atos previstos em Brasília e no município mato-grossense.

Neste momento, o principal entrave da aliança é a eleição na capital do Estado, em que Mauro Mendes pretende lançar Fábio Garcia à Prefeitura e o PL não abre mão da candidatura de Abílio Júnior. Nos bastidores, porém, os liberais apostam que o governador não irá sacrificar seu próprio projeto ao Senado por conta de acordo com seu secretário.

Na matemática do PL, embora o partido já tenha se comprometido com a candidatura de José Medeiros ao Senado em 2026, o palanque poderia abrigar Mauro Mendes também, uma vez que serão duas vagas.

Para o União Brasil, no entanto, a equação é um pouco mais complicada. Isto porque o senador Jayme Campos (UNIÃO) já confirmou que tentará reeleição ou, a depender do contexto, poderá inclusive disputar o Governo do Estado, o que comprometeria os acordos que Mauro Mendes eventualmente firme com Valdemar e Bolsonaro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet