Olhar Direto

Quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Notícias | Cidades

SANEAMENTO BÁSICO

Kalil prevê inauguração parcial da ETA do Pari em 60 dias: 'o importante é ter água na casa do cidadão'

28 Ago 2023 - 17:51

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Max Aguiar

Foto: Secom/VG

Kalil prevê inauguração parcial da ETA do Pari em 60 dias: 'o importante é ter água na casa do cidadão'
A população de Várzea Grande, que sofre há anos com o abastecimento de água, deverá em breve contar com uma nova estação de fornecimento que deve atender aproximadamente 140 mil pessoas em mais de 30 bairros, segundo levantamento da prefeitura municipal da cidade.  


Leia também
'Política se faz com humildade, não é com salto alto', diz Mauro Carvalho sobre investidas do PL


É a Estação de Tratamento de Água (ETA) Barra do Pari, que está sendo construída na região do Chapéu do Céu e tem previsão de entrega para 60 dias, conforme informado pelo prefeito Kalil Baracat (MDB). O gestor, contudo, frisou que a obra deve ser entregue parcialmente.

“A expectativa é de inaugurar ainda este ano, no mais tardar dentro de 60 dias queremos colocar a Estação do Pari em funcionamento. Ela não vai estar terminada, os acabamentos finais. Mas ela está produzindo água, a gente já atende na sociedade e eu já quero colocar ela para rodar. O importante é ter água na casa do cidadão. Esse é o principal objetivo”, disse em entrevista nesta segunda-feira (28). 

Em outubro passado, quando a obra tinha atingido 20% de conclusão,  a previsão da prefeitura era pôr a estação em funcionamento no prazo de 11 meses - ou seja, em setembro deste ano. Mas, conforme anunciado pelo chefe do Executivo, a conclusão parcial será daqui a dois meses - quase no mês de novembro. 

A ETA Barra do Pari, na região do Chapéu do Sol está sendo construída com recursos do governo do Estado na ordem de R$ 26 milhões e conta com contrapartida do município. Ela está localizada na Passagem da Conceição, ao lado da atual ETA que abastece o Condomínio Florais da Mata e o Loteamento Parque das Águas.

A ETA, depois de pronta, terá capacidade de tratar 250 litros por segundo ou 21,6 milhões de litros por dia, atendendo cerca de 140 mil pessoas de 30 bairros de Várzea Grande na região atualmente atendida pelo Sistema 2, que é abastecida pela ETA localizada na Avenida Júlio Campos.

Com a iminente inauguração da ETA do Pari, Várzea Grande ainda tem outra estação de tratamento de água em construção. Essa na região do Bairro Vinte e Quatro de Dezembro. Segundo o prefeito, o cronograma inicial das obras sofreu um atraso em decorrência de questões burocráticas. Que já estão “sanadas", informou o gestor.

“A obra está a todo vapor. Porém ela começou um pouco atrasada devido à questão do licenciamento, precisava de liberação dos proprietários para a adutora chegar à margem do rio, mas isso tudo está sendo sanado e a obra está acontecendo dentro do cronograma normal”. 

Kalil informou também que no momento a cidade tem em curso, na região do Bairro Santa Maria, a construção de uma estação de tratamento de águas residuais que vai elevar a 65% o índice de esgoto tratado da população várzea-grande.

“A gente vai mais do que dobrar de 30%, vamos chegar a quase 65% do esgotamento tratado na cidade de Várzea Grande. É um avanço que a gente vai dar no esgotamento sanitário, até preservando nosso Rio Cuiabá, preservando nosso meio ambiente”. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet