Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política MT

servidores envolvidos

Governador destaca colaboração da Sema para desvendar esquema de fraudes em licenciamentos

21 Set 2023 - 14:12

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Governador destaca colaboração da Sema para desvendar esquema de fraudes em licenciamentos
O governador Mauro Mendes (União) destacou a atuação da própria Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) para desarticular grupo montado para fraudar licenciamentos ambientais e sistemas de controle ambiental (CC-Sema, Sisflora e Simlam). O esquema foi alvo da operação Desbaste, deflagrada nesta quinta-feira (21) pela força-tarefa ambiental do Gaeco.


Leia também
Casas de prefeitos são alvos de buscas em operação da Gaeco que gerou afastamento de 13 na Sema; veja nomes


De acordo com Mauro, a colaboração é prevista em decreto governamental, que autoriza as secretarias a compartilharem documentos e informações sempre que uma investigação é aberta.

“A investigação corre há um tempo, a secretaria colaborou 100% para que todos os elementos pudessem ser trazidos ao processo, identificando responsáveis, materializando todas as ilicitudes cometidas. Por isso, a operação ocorreu de forma eficiente, baseada, inclusive, num decreto que fiz, em que autoriza e determina que todo secretário, havendo investigação, pode entregar toda documentação para instrumentalizar as investigações que estiverem em curso”, afirmou, em conversa com a imprensa.

Os prefeitos de Cláudia, Altamir Kurten (PSDB), e de Feliz Natal, José Antônio Dubiella (PSD), estão entre os alvos da operação. Além deles, 13 servidores da Pasta foram afastados de suas funções.

As investigações apontam que os prefeitos eram os responsáveis por cooptar fazendeiros das regiões para integrar um esquema de fraude de licenciamentos ambientais e sistemas de controle ambiental (CC-Sema, Sisflora e Simlam).

Nesta manhã, foram cumpridas 37 ordens judiciais, sendo 20 mandados de buscas e apreensões e 17 medidas cautelares. 

Os servidores da Sema afastados são: Victor Carneiro Pereira da Fonseca; Eunice Luna Falqueto; Flavio Hoescher da Sival; Floriano da Cunha Pinheiro; Huelton Lima da Silva; Jackson Monteiro de Medeiros; Jean Paulo Bahia de Oliveira; Joelson Lucas de Albuquerque; Ricardo Heinen Borges da Silva; Bruna Ribeiro de Oliveira; Ana Paula Alves Gondim; Eduardo Silva Penna e Ronnky Chaell Braga da Silva.

Na casa de um dos alvos, no interior do Estado, os agentes apreenderam mais de R$ 100 mil em espécie.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet