Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política MT

RODOVIA FEDERAL

'Cada real que o governo federal investir, vamos devolver com produção', afirma Mauro Mendes em assinatura da BR-158

Foto: Christiano Antonucci/Secom

'Cada real que o governo federal investir, vamos devolver com produção', afirma Mauro Mendes em assinatura da BR-158
O governador Mauro Mendes (UNIÃO) disse que a cada investimento que o governo federal realizar em Mato Grosso, o Brasil será diretamente beneficiado por meio da vasta capacidade produtiva que o estado dispõe. A fala do governador ocorreu nesta terça-feira (26), em Porto Alegre do Norte,  durante o ato de assinatura da ordem de serviço para a pavimentação da rodovia BR-158, na região do Vale do Araguaia.


Leia também
Mauro nega pedido para retirada de recursos das obras no Araguaia e afirma que Fávaro mente


“Cada real que o governo federal investir em Mato Grosso, pode ter certeza que nós vamos devolver com produção. Produção para exportações, com trabalho, com alimentos para o Brasil e para o mundo”, disse Mauro em seu discurso.

A cerimônia contou com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e do ministro dos Transportes, Renan Filho, e de deputados estaduais. Ainda durante o pronunciamento, o governador agradeceu aos ministros pelos investimentos trazidos para Mato Grosso e frisou que investir no estado significa proporcionar mais alimentos ao mundo. 

“Nós somos os maiores exportadores de alimentos para o mundo. Aquilo que nós fazemos no Araguaia e em todos os cantos de Mato Grosso, está chegando a mais de 190 países ao redor do planeta. Investir em Mato Grosso é investir para que o mundo possa ter alimentos. E que nós possamos fazer com que essa riqueza do agronegócio seja compartilhada também com agricultura familiar, com todos os mato-grossenses e todos os brasileiros”, acrescentou. 

A construção da BR-158 faz parte do conjunto de obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Pouco antes do lançamento do programa, o presidente Lula solicitou aos governadores que elencassem 3 obras prioritárias de infraestrutura de seus respectivos estados para que pudessem receber do investimento do governo federal. 

A BR-158, por sua vez, foi colocada como uma das prioridades pelo governo de Mato Grosso. O governador disse que na época chegou a consultar políticos e empresários para definir quais seriam as maiores necessidades do Estado. Segundo Mendes, algumas dessas pessoas desacreditaram que as obras saíssem do papel. 

“Eu disse: ‘não, alto lá’. Se o presidente está chamando, se ele está pedindo, nós temos que acreditar, ir lá e apresentar isso como o pedido do presidente Lula. E nós não apresentamos três, fui um pouquinho esperto e apresentei quatro”.

Três dessas obras estão na Região do Araguaia. São elas a própria BR-158; a BR-242; e a BR-080. De acordo com o governador, elas foram escolhidas por três motivos: porque são obras estruturantes, importantes e porque o estado de Mato Grosso tem uma dívida com a Região do Araguaia. 

“Essa região ficou muitas e muitas décadas esquecida e nós precisamos fazer esse resgate histórico. Em 2010, quando eu fui candidato ao governo do Estado, andando aqui pelo Araguaia eu ouvia que os moradores se chamavam de “vale dos esquecidos”. Hoje, graças a Deus, vocês estão sendo chamados de “vale da prosperidade”, finalizou o governador. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet