Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política MT

NOVO PRESIDENTE DA AMM

Léo Bortolin sinaliza retirada de ações contra Neurilan e diz que tem como meta reduzir desigualdades entre as cidades de MT

Foto: Olhar Direto

Léo Bortolin sinaliza retirada de ações contra Neurilan e diz que tem como meta reduzir desigualdades entre as cidades de MT
Após derrubar a hegemonia de 8 anos de Neurilan Fraga à frente da presidência da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), o prefeito Leonardo Bortolin, eleito nesta segunda-feira (2) o novo comandante da autarquia, sinalizou que deve retirar as ações que tramitam na Justiça contra o seu adversário no pleito. Durante a coletiva de imprensa logo após a sua vitória, Bortolin disse que “as diferenças de um processo eleitoral se terminam na urna”. 


Leia também
Léo supera Neurilan e ganha disputa pelo comando da AMM com 68 votos

Até a última semana, a candidatura de Neurilan estava sub judice em meio a disputa na Justiça com a chapa de Bortolin. Fraga recorreu ao Tribunal de Justiça, à presidência do Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal para validar sua candidatura. Em dois perdeu. No Tribunal de Justiça e no Supremo. A única decisão que estava mantida no até o momento era a da presidência do TJ. 

No entanto, o prefeito de Primavera afirmou nesta tarde que respeita o seu opositor e que o resultado das urnas deve ser soberano. Em seu entendimento, diz, Neurilan tem uma bagagem na política e sabe que eventuais descumprimentos a regramentos  está sujeito a ações judiciais. 

“Na verdade eu sempre o respeitei muito, desde o primeiro ano que sou perfeito, sou filiado, acompanho o trabalho dele, e eu concordo que as diferenças de um processo eleitoral se terminam na urna. Então cabe a nós, como dois líderes agora, aparar as arestas e fazer com que a AMM seja 100% dos prefeitos mato-grossenses”, disse Léo. 

“O Neurilan também é um cara muito experiente politicamente, então sabe que um processo eleitoral ele tem formalizações, ele tem regramento e a partir do momento que você descumpra algum regramento é passível de qualquer ação”. 

Segundo Bortolin, a sua gestão na AMM vai ter como foco central diminuir as desigualdades sociais entre municípios de Mato Grosso. Ele enfatizou que vai aproveitar a credibilidade administrativa que o estado tem adquirido ao longo dos anos para colocar seus planos em prática. 

“Eu quero reafirmar o compromisso nosso à frente da AMM para trabalhar principalmente pela diminuição das desigualdades sociais entre os municípios mato-grossenses, focando prioritariamente o auxílio aos menores municípios do Estado. Nós estamos no Mato-Grosso, que teve a sua credibilidade administrativa resgatada, mas ao mesmo tempo um Estado marcado por muita desigualdade entre os municípios”, pontuou. 

Outro assunto destacado pelo prefeito foi a reeleição da AMM. Conforme Bortolin, nos próximos dias ele deve convocar uma assembleia geral junto aos gestores municipais para propor apenas um segundo mandato. Neurilan, que vai presidir a AMM até dezembro, está há 8 anos no cargo e não é mais prefeito. 

Essa, inclusive, é outra mudança que Bortolin pretende implantar: filiar de todos os 141 prefeitos de Mato Grosso de modo que apenas eles concorram ao pleito de presidente, afastado a possibilidade daqueles que não são prefeitos presidir a autarquia, como era o caso de Neurilan, ex-prefeito de Nortelândia. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet