Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Cidades

DIA DE FINADOS

Recordações e orações: cemitérios esperam pelo menos 45 mil visitantes em Cuiabá

02 Nov 2023 - 09:50

Da Redação - Bruna Barbosa / Do Local: Arthur Santos da Silva

Foto: Olhar Direto

Recordações e orações: cemitérios esperam pelo menos 45 mil visitantes em Cuiabá
Alguns dos visitantes do Cemitério da Piedade, no Centro de Cuiabá, que foram prestar homenagens para entes queridos que já se foram, definiram o Dia de Finados, celebrado nesta quinta-feira (2), como um momento de recordação e de oração. O gerente do local, Sales Lourenço, afirmou que pelo menos 45 mil pessoas devem passar pelos cemitérios Piedade, Porto e Coxipó da Ponte. 


Leia também
Dia de Finados traz chance de renda extra com a venda de flores e velas; veja vídeos

O Cemitério da Piedade, que é o mais antigo de Cuiabá, deve ser o mais visitado até o final do dia, com expectativa de mais de 25 mil visitantes. Por conta do fluxo, a Cuiabana Administradora de Cemitérios, responsável pelo Piedade, Porto e Coxipó da Ponte, preparou uma programação especial no Dia de Finados. 

“Os funcionários estão aqui para receber, orientar a localização dos túmulos e sobre as velas, temos um local específico para acender as velas para evitar qualquer tipo de incidente. Temos água mineral de graça por conta do calor, estamos servindo agora, nas primeiras horas, um café da manhã, flores”. 

Sales afirmou que o Dia das Mães é a única data em que a movimentação nos cemitérios se aproxima da registrada no Dia de Finados. Para Cleuza, de 64 anos, que tem parentes, filho e irmão enterrados no Cemitério da Piedade, a data significa um momento de recordação. 



“Para mim significa recordação das pessoas que já se foram. Tenho parentes, filho, irmão. Trago vela e flor, sempre venho mais tarde, mas hoje vim mais cedo por conta do calor. Venho todo ano, no Dia de Finados, mas as vezes venho em outras datas para visitar e dar uma olhada, faço uma oração”. 

Já Abel, de 70 anos, conta que é católico e costuma visitar o cemitério todo ano no Dia dos Finados para prestar homenagem aos pais e à esposa que já se foram. “Faço oração, venho com tudo, velas e flores”. 

Para Inácio dos Santos, de 68 anos, as visitas são frequentes também em outros dias do ano, quando ele busca visitar o cemitério para limpar os túmulos e certificar que tudo está certo. “Venho visitar, devo prestar uma homenagem ao pai, mãe e irmão. Aqui estão familiares de uma amiga minha, os meus estão em outro cemitério. Assisto a missa. A gente vem no Dia dos Finados e para limpar o túmulo”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet