Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Esportes

MARTELO BATIDO

Cuiabá vence o Fortaleza e garante a permanência pelo 4º ano seguido na elite do Brasileirão

Foto: AssCom Dourado

Cuiabá vence o Fortaleza e garante a permanência pelo 4º ano seguido na elite do Brasileirão
O Cuiabá encaminhou a permanência na elite do Brasileirão pelo quarto ano consecutivo, após vencer o Fortaleza neste domingo (12) por 2 a 1, na Arena Pantanal, com gols de Deyverson e Isidro Pitta. Pikachu diminuiu para o Leão com um belo gol nos acréscimos. Sem perder há  três rodadas,  o Dourado subiu para nona posição e conquistou a segunda vitória seguida, praticamente garantido para o campeonato no ano que vem e para a Copa Sul-Americana, pelo segundo ano consecutivo. 



Leia mais: Buscando encaminhar a permanência, Cuiabá recebe o Fortaleza no 18º confronto da história entre os times

Conforme o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que calcula as probabilidades do futebol brasileiro, o Auriverde tem 98% de chances de encerrar o campeonato classificado para a Sula e menos de  0,26% de cair para a segundona.

Com o resultado, o Auriverde somou 47 pontos históricos, os mesmos que conquistou em toda a temporada de 2021, quando encerrou em 15º lugar e já ultrapassou em seis pontos a temporada passada, encerrada com 41. Já o Fortaleza caiu para 12ª posição e se manteve com 43 pontos, mas agora afastado da zona da Sula.

Veja os melhores momentos do jogo abaixo e os próximos compromissos de cada time, após intervalo para data FIFA. 


Primeiro tempo

A etapa inicial foi do Cuiabá, que criou as melhores chances e controlou o confronto. O gol foi de Deyverson e o Fortaleza encontrou dificuldades para furar a defesa sólida do Cuiabá.

Apesar disso, a primeira chance foi com Tomas Pochettino, meia do Fortaleza, obrigando Walter trabalhar após cair pela esquerda e achar uma pancada na entrada da área. A resposta veio logo em seguida, com o artilheiro do Dourado. 

Aos 5 minutos, Deyverson recebeu assistência açucarada de Denilson, se adiantou à marcação e cabeceou firme para o fundo das redes, sem chances para o goleiro João Ricardo. 

Este foi o 12º gol do centroavante no Brasileirão, que foi ovacionado pelos torcedores presentes na Arena. O tento garantiu resultado parcial de 47 pontos para o Dourado, marca histórica que iguala a mesma pontuação obtida em toda temporada de 2021 no campeonato. 

Aos 35, o Auriverde perdeu a chance de ampliar. Pedro, do Leão, perdeu a bola na saída para Raniele, que deixou para Cafu já dentro da área. O camisa 7 levantou no segundo pau e Deyverson desviou para o meio, para desvio prensado de Raniele. Na sobra, Clayson tentou aproveitar o rebote, mas estava impedido. 

Aos 40, Clayson deu uma casquinha e deixou PK em velocidade dentro da área. À queima-roupa, ele tentou colocar por baixo das pernas do goleiro João Carlos, que afastou para escanteio. 

Segundo tempo

Os primeiros 15 minutos da etapa final foram ruins, com os dois lados sem criatividade ofensiva para desenvolver seus respectivos jogos. Ambos esbarraram na marcação adversária, sem exigir trabalho dos goleiros. Apesar de controlar a posse neste período, o Leão não levou perigo de empatar. 

Aos 24, a postura do visitante mudou e Pikachu quase achou o empate, não fosse a importantíssima defesa que Walter fez. Livre de marcação, ele recebeu cruzamento de Lucero e, na pequena área,  cabeceou de cima para baixo, quase matando Walter, que se esticou para espalmar e salvar o time mais uma vez.  A bola tocou a trave antes de sobrar. 

Depois disso, o Fortaleza manteve a posse pressionando o Dourado na saída, mas não conseguiu furar a sólida defesa auriverde. Aos 45, em resposta, Derik Lacerda deu uma arrancada impressionante, disparou de trás do meio de campo, deu duas meia-luas  e só parou quando o goleiro João Ricardo fez falta dentro da área. Pênalti. 

Na cobrança, Isidro Pitta chamou a responsabilidade e não desperdiçou. Bateu firme no canto direito do goleiro, que chegou a tocar na bola, mas não impediu o gol. 2 a 0 e importante  vitória, sacramentada em casa. 

A resposta veio com Yago Pikachu, já nos acréscimos, quando o atacante passou por dois da marcação auriverde, chutou forte sem chances para Walter e diminuiu.  Ainda teve tempo para Pitta quase ampliar, aos 52, mas parou na trave. 

Como fica

Com o resultado, o Auriverde somou 47 pontos históricos, os mesmos que conquistou em toda a temporada de 2021, quando encerrou em 15º lugar e já ultrapassou em seis pontos a temporada passada, encerrada com 41. Já o Fortaleza caiu para 12ª posição e se manteve com 43 pontos, mas agora afastado da zona da Sula.

O Dourado volta a campo no dia 26, contra o São Paulo, no Morumbi. Depois se prepara para enfrentar o Internacional, Flamengo e Athletico-PR. O Leão tem dois jogos e a menos e medirá forças contra o Cruzeiro, Botafogo, Palmeiras, Bragantino Goiás e Santos. 


Pré-jogo

Faltando pouco para o fim do Brasileirão, o Cuiabá duela contra o Fortaleza  neste domingo (12), a partir das 17h30 na Arena Pantanal, pela rodada 34, em mais um importante desafio para encaminhar a permanência.  A expectativa é de bom público na casa auriverde. O Dourado está estacionado na décima posição, com 44 pontos, e o Leão logo atrás, em 11ª, com 43. A briga  será por uma vaga na Sul-Americana e para ficar longe da degola. Veja abaixo as escalações, desfalques,detalhes, histórico e arbitragem. 

Embora tenha ótima campanha como visitante, o Cuiabá não fez boas aparições nesta temporada sob seus domínios. A última vitória do time na Arena Pantanal foi em setembro, quando atropelou o time reserva do Fluminense por 3 a 0.

Já o Fortaleza não vence há dois jogos no Brasileirão, desde que perdeu a final da Sul-Americana e ficou em segundo lugar. Foi derrotado para o Galo fora de casa e para o Flamengo, na Arena Castelão.

Nos últimos cinco jogos, o Dourado somou sete pontos, tendo vencido o Bahia por 3x0 na última rodada, empatado com o Santos, derrotado pelo Vasco, batido o Botafogo e derrotado pelo Corinthians.

Depois de dois jogos fora de casa, e quatro pontos somados, o Cuiabá reencontra a torcida para ir em busca de mais um bom resultado pela permanência. 

Para o confronto, o técnico António Oliveira não pode contar com o lateral-esquerdo Rikelme, suspenso, o volante Ronald, por questões contratuais, e o volante Lucas Mineiro em recuperação de lesão muscular. Quem volta de suspensão é o volante Fernando Sobral. 

Escalações

Possível Cuiabá (António Oliveira): Walter, Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e PK; Raniele, Fernando Sobral e Denilson (Filipe Augusto); Jonathan Cafú, Clayson e Deyverson.

De fora: Rikelme (suspenso) e Ronald (questões contratuais).

Pendurados: Alan Empereur, Denilson, Deyverson e António Oliveira.

Possível Leão (Juan Pabo Vojvoda): João Ricardo, Tinga, Brítez, Titi, Bruno Pacheco; Zé Welison, Caio Alexandre, Pochettino; Marinho, Machuca e Lucero.

De fora: Hércules, Zanocello e Tobias estão no DM.

Pendurados: Calebe, Lucero, Marinho, Romero e Galhardo.

Retrospecto

Cuiabá e Fortaleza já se enfrentaram 17 vezes, com quatro vitórias do Cuiabá, seis empates e sete derrotas. O último confronto entre as equipes foi válido pelo 15ª rodada da atual edição do Campeonato Brasileiro, e terminou com vitória do Cuiabá por 1 a 0. Deyverson fez o gol do Dourado.

Arbitragem

Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)

Assistente 1: Alex dos Santos (SC)

Assistente 2: Luis Carlos de Franca Costa (RN)

Árbitro de vídeo: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (VAR-FIFA-RN)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet