Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política MT

TRANSPANTANEIRA EM CHAMAS

Max diz que incêndio no Pantanal começou em MS e espera chuva para ajudar no combate às chamas

17 Nov 2023 - 16:39

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Max Aguiar

Foto: Mayke Toscano - Secom MT

Max diz que incêndio no Pantanal começou em MS e espera chuva para ajudar no combate às chamas
O deputado estadual Max Russi (PSB) disse nesta semana que o incêndio que atinge o Pantanal mato-grossense começou em Mato Grosso do Sul. Conforme já noticiado pelo Olhar Direto, o fogo no Pantanal já consumiu um milhão de hectares, de janeiro até agora, segundo a ONG S.O.S. Pantanal. A área equivale aproximadamente a 7 cidades de São Paulo (SP). 


Leia também
Pantanal já teve um milhão de hectares queimados; trabalhos de contenção na Transpantaneira continuam


Na última quarta-feira (15), os focos chegaram à área da Transpantaneira, colocando comunidades e pousadas em risco. Max disse que uma forte chuva é aguardada para o próximo domingo e pode amenizar a grave situação na região. 

Segundo o deputado, esse é mais um episódio lamentável e triste para o Pantanal. “É um patrimônio que nós temos com uma vasta biodiversidade e animais. Alguma coisa precisa ser feita. A expectativa é de uma chuva forte no próximo domingo. As forças de helicóptero, as forças do Estado, as forças federais não estão dando conta, o fogo já passou, o fogo veio do Mato Grosso do Sul, não foi um fogo que iniciou no nosso Estado”.

“A gente precisa fazer tudo que é possível, tudo que o Estado tem de condição, tudo que o governo federal tem que fazer para tentar minimizar [o fogo]. Essa chuva prevista para domingo podia ser antecipada para sábado ou sexta, seria o ideal. Mas só uma boa chuva para resolver o tamanho da intensidade que está o fogo”, completou. 

Na última terça-feira (14), Mato Grosso decretou situação de emergência ambiental por 60 dias devido aos incêndios florestais no Pantanal. A medida foi publicada no Diário Oficial. O decreto permite a continuidade nos contratos de veículos e de brigadistas, além da compra de materiais necessários ao combate, em uma tentativa de evitar mais devastações.

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, chegou também ao estado e acompanhou de perto os trabalhos. Segundo o governo estadual, aproximadamente 200 servidores estaduais e federais atuam no combate ao fogo atualmente. Para orientar as equipes em campo, tanto o incêndio no Parque Nacional do Pantanal quanto no Parque Estadual Encontro das Águas é monitorado, por meio de satélites de alta tecnologia, 24 horas por dia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet