Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

MÁQUINA SPINEMED

Tratamento com tecnologia canadense traz solução não cirúrgica para hérnias de disco e patologias na coluna

Foto: Olhar Direto

Tratamento com tecnologia canadense traz solução não cirúrgica para hérnias de disco e patologias na coluna
Tecnologia canadense tem revolucionado o tratamento para hérnias de disco e patologias da coluna cervical e lombar, por meio da máquina de tração automatizada SpineMED. Com altos índices de sucesso, o equipamento é capaz de descomprimir os discos vertebrais. Em Mato Grosso, é possível realizar o tratamento com a fisioterapeuta Alinne Barbosa Leite Miranda, profissional certificada pela fabricante.


Leia mais
Prefeito articula com o governo do Estado nova escola com investimento de R$ 18 milhões

São três máquinas em todo o estado, sendo que duas estão instaladas no Studio Pilates do Bosque, em Cuiabá, e uma na MEDCOLUNA, em Sinop. Há quatro anos, o aparelho vem sendo indicado por diversos médicos no tratamento de seus pacientes.

Além das hérnias de disco, também é possível tratar a lombalgia, cervicalgia, dor ciática, artrose facetaria, entre outros. “Com 20 a 25 sessões de 30 minutos, é possível descomprimir e restaurar o disco vertebral e, consequentemente, aliviar a dor”, afirma Alinne.

A hérnia de disco é uma condição relacionada a um problema um disco cartilaginoso entre as vértebras.  Algumas hérnias de disco não causam sintomas, mas outras podem irritar os nervos próximos e resultar em dor, dormência ou fraqueza em um braço ou uma perna. Nem todos os discos precisam de intervenção, porém quando necessário, o tratamento inclui medicamentos, fisioterapia e até mesmo a cirurgia. O tratamento com a SpineMED surge para evitar o procedimento cirúrgico e trazer qualidade de vida para os pacientes.



A máquina de tração automatizada SpineMED está presente em 19 países. No Brasil, é aprovada pela Anvisa e Inmetro. Dra. Alinne, que atua há mais de 10 anos com Pilates Clínico para tratamento ortopédico, explica que o equipamento é uma alternativa para evitar a cirurgia em pacientes com hérnias de disco na coluna cervical ou lombar.

“Dependendo do estágio da lesão não é possível tratar o paciente com fisioterapia, pilates, RPG, etc. É nesse momento que o médico indica a descompressão automatizada por computador como uma tentativa de evitar a cirurgia”, explica a fisioterapeuta.

O diferencial deste procedimento para outros já presentes no mercado é a inteligência artificial por trás da automatização. Por meio de um sistema de biofeedback com sensores, o equipamento consegue isolar e descomprimir seguimentos específicos da coluna, aplicando uma força de tração na medida ideal para cada paciente.

A profissional explica que a SpineMED é uma evolução das mesas de tração manuais presentes no Brasil e em muitos países há muitos anos. “Enquanto as mesas de tração manuais exigem que o profissional programe a força a ser aplicada, a SpineMED se auto programa e recalcula a força a ser aplicada em intervalos de milissegundos. Isso evita a tração em excesso e afasta o risco do 'efeito rebote' que pode agravar a hérnia de disco após o tratamento”, diz.

Alinne conheceu a tecnologia da SpineMED após anos de estudos na área da coluna e investimentos em cursos da área, durante conversas com médicos em Brasília e no Rio de Janeiro.

Os índices de sucesso do tratamento, comprovados cientificamente por meio de publicação em artigos, é de 86% a 92%. “Existe um certo preconceito de pessoas que tiveram acesso ao tratamento da mesa de tração manual, justamente por conta do risco de efeito rebote”.

Mas a profissional reforça que assim como todo tratamento de saúde, cada organismo reage de uma forma e não tem como garantir para um paciente que a SpineMED irá resolver 100% o tratamento. A duração média é de um mês, a depender do número de sessões realizadas por dia, pois o indicado é fazer uma diariamente, durante cinco dias da semana. Há também a possibilidade de realizar duas sessões por dia, com intervalo de cinco horas entre elas.

Os resultados são duradouros, mas a especialista em patologias de coluna alerta que para mantê-los é fundamental um trabalho contínuo de fortalecimento muscular após passar pela máquina. “Só vamos conseguir conservar o resultado se o paciente fortalecer sua musculatura para que não haja sobrecarga da coluna”, comenta Alinne.



Grande parte dos pacientes que a fisioterapeuta recebe na clínica já estão bem debilitados, com fraqueza na região da coluna e a reabilitação dessa musculatura é fundamental para a proteção. O Pilates surge para auxiliar nesse fortalecimento, junto com exercícios de alongamento.

O equipamento, instalado no Studio Pilates do Bosque no final de 2019 e posteriormente na MEDCOLUNA de Sinop, já tratou mais de 1.500 pacientes que conseguiram se livrar das dores de coluna sem cirurgia.

Para obter mais informações sobre o tratamento em Cuiabá ou Sinop, os telefones disponíveis são: Studio Pilates do Bosque – Cuiabá, (65) 98155 -2552; e MEDCOLUNA – Sinop, (66) 98151-2552.

Veja vídeos:
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet