Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Cidades

'ESTUDO URGENTE'

Vereador pede análise sobre seca que atinge leitos e nascente de córregos em Poconé

Foto: Walney Rosa

Vereador pede análise sobre seca que atinge leitos e nascente de córregos em Poconé
O vereador Fábio Oliveira (UNIÃO) solicitou na última semana a autoridades ambientais a análise do leito e das nascentes dos córregos de Poconé, bem como dos lagos e tanques que estão secos. A solicitação inclui as nascentes do Jurumirim e os córregos afluentes do Rio Bento Gomes. O documento foi encaminhado à secretaria municipal de Meio Ambiente, secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso e procuradoria de Justiça Especializada em Defesa Ambiental.


Leia também
Kalil nega que atraso na entrega de obras da ETA tenha objetivo de beneficiá-lo na corrida eleitoral de 2024

De acordo com o vereador, o volume das águas do Rio Bento Gomes vem minguando a cada ano e ainda, verifica-se que os os lagos e tanques entre outros córregos afluentes estão secos e sujos, com o risco de perdas ambientais, turísticas, sociais e econômicas em Poconé. 

Com isso, o parlamentar pede que a prefeitura possa decretar estado de calamidade pública e que o Ministério Público tome “as providências necessárias visto o caso de desastre ambiental”; 

Ele diz que o Córrego Bento Gomes secou, e esse ocorrido é reincidente, tendo acontecido em 2007, 2012, e a partir de 2017, reiteradas vezes em praticamente todos os anos, durante o período de estiagem. De acordo com o parlamentar, a preservação das nascentes é de extrema importância para a recarga dos aquíferos e para a garantia da quantidade e da qualidade da água disponível.

“O desastre ambiental tornou-se um problema que se intensifica a cada ano com mais violência, sendo que um dos principais resultados é a redução de água potável disponível para consumo humano”, pontuou. 

Assim, necessário se faz o estudo urgente das nascentes do Rio Bento Gomes, assim como córregos Peraputanga e Piranema, bem como os lagos Jurumirim e Açude João Ponce, para conhecimento e medidas a serem tomadas.

“Dada a grande importância do assunto, estamos novamente cobrando as autoridades competentes e desta feita através desta proposição parlamentar”, finaliza o documento. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet