Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política MT

PRESTES A SER ENTREGUE

Interventora denuncia novo boicote na saúde da capital: piso de unidade ficou danificado após solvente jogado

30 Nov 2023 - 16:03

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Olhar Direto

Interventora denuncia novo boicote na saúde da capital: piso de unidade ficou danificado após solvente jogado
A 30 dias do fim, a intervenção estadual na Saúde de Cuiabá continua sofrendo boicotes. É o que afirma a interventora Danielle Carmona, que revelou ataque às obras da Unidade de Saúde da Família (USF) no bairro Novo Mato Grosso. Com os serviços quase concluídos, vândalos teriam entrado no local e jogado algum material solvente no piso já pronto.


Leia também
Câmara convoca secretário e oposição planeja CPI contra Emanuel após conselheiro apontar dívida bilionária


De acordo com a interventora, a medida acabou atrasando a previsão de entrega, nesta sexta-feira (1º). "Quando a equipe chegou pela manhã encontraram a situação, como se tivessem jogado solvente. O piso está todo pegajoso e terá que ser refeito", disse, durante entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) do São Gonçalo, nesta quinta-feira (30).

Desde os primeiros meses de intervenção, o gabinete estadual tem denunciado uma série de boicotes. Foram casos de falta em plantões, não entrega de medicamentos em estoque e outras práticas denunciadas ao Ministério Público Estadual (MPE) e Tribunal de Justiça (TJMT), que determinou a intervenção.

"Esse é um grande problema que enfrentamos desde o início, que são esses boicotes. Isso não é algo que atinge a intervenção, mas a população. Unidade que está em reforma devido há uma decisão judicial, quando está prestes a entregar, alguém entra para sacanear", acrescentou.

Apesar dos boicotes, Carmona garantiu que a equipe que atualmente comanda a Secretaria Municipal de Saúde está empenhada para entregar todas as reformas iniciadas até o fim de dezembro, antes do fim da medida.

"Nós temos dez unidades em reforma, na semana que vem vamos conseguir entregar mais quatro. Como acumulou e estão em fase final, teremos entrega quase que diariamente. A expectativa é entregar o número máximo até o final do ano. Temos trabalhado com 30, mas quando as equipes começam a trabalhar nas unidades, descobrem que é preciso fazer mais coisas", explicou.

Por fim, ela voltou a demonstrar preocupação com o retorno da gestão Emanuel Pinheiro (MDB) para o comando da Pasta. "É uma preocupação, pois o histórico não é bom. Temos trabalhado com muita seriedade para garantir atendimento bom aos usuários e qualidade de trabalho aos profissionais". 

UBS São Gonçalo

Entregue nesta quinta, a UBS São Gonçalo ficou fechada para obras de reforma por mais de três anos. Na unidade, atuarão duas equipes, uma completa, com atendimento médico, odontológico e de enfermagem, e outra simplificada, sem odontologia . O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h. O atendimento à população começa na sexta-feira (1º). 

"Essa é uma unidade que estava desativada há mais de três anos. Os atendimentos estavam em outra unidade, chamada jockey club, distante daqui. Por ser uma unidade desativada, já tínhamos assumido o compromisso com a comunidade para retomarmos as obras, equipar e reabrir. Unidade grande, precisava de muitos ajustes e acabou demorando", disse Carmona. 

"Vai atender 7 mil pessoas mês e seis bairros da região. USF tem atendimento com o clínico geral, com 28 consultas por dia, divididas em 14 de manhã e 14 no período da tarde. Das 14, dez são pré-agendadas e quatro são por demanda espontânea", completou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet