Olhar Direto

Quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Notícias | Política MT

APÓS ANÁLISE TÉCNICA

Sema aprova mudança de traçado de ferrovia entre Rondonópolis e Juscimeira

Foto: Christiano Antonucci/ Secom-MT

Sema aprova mudança de traçado de ferrovia entre Rondonópolis e Juscimeira
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) permitiu que a empresa Rumo faça alterações no traçado dos trilhos ferroviários que estão sendo construídos no Estado.

Leia também
Pátio alega descaso da Rumo e anula documento que permite construção dos trilhos da ferrovia para Cuiabá

De acordo com a pasta, a Rumo apresentou um Diagnóstico Socioambiental com as mudanças que queria fazer. Após análise técnica do documento e de outras medidas condicionantes à instalação do empreendimento, foi emitida uma licença de instalação.

A retificação vai acontecer em um trecho denominado TRO-TEL que corresponde ao traçado entre o km 8 e o km 82 da ferrovia, aproximadamente entre áreas rurais dos municípios de Rondonópolis e Juscimeira.

A mudança provocou revolta na população que mora em áreas próximas dos trilhos da ferrovia que estão sendo implementados em Rondonópolis. A comunidade recorreu ao prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB) que, na semana passada, decidiu anular a Certidão de Uso e Ocupação do Solo que foi concedida à empresa Rumo Logística.

Ao revogar a certidão, Pátio destacou descaso da Rumo, que apresentou traçado diferente, quando da solicitação de uso e ocupação de solo, além de não ter apresentado licenças e estudo de impacto de vizinhança.

Os moradores dos bairros Maria Amélia e Rosa Bororo, e duas comunidades, Gleba Rio Vermelho e Boa Vista, temem possíveis descarrilamentos e problemas com vagões, como explosões, e acidentes com crianças e jovens.

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) defendeu a convocação da secretária Mauren Lazzaretti para explicar o motivo da liberação da licença ambiental para alteração do traçado da Ferrovia na Assembleia Legislativa.

O parlamentar questiona sobre os estudos técnicos feitos para a emissão de parecer favorável quanto à alteração do traçado. Ele defende a manutenção da proposta inicial, para evitar possíveis danos ambientais, acidentes e até mesmo o recuo de novos investimentos na região.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet