Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Carros & Motos

ATÉ 2040

Os avanços tecnológicos dos veículos elétricos

Foto: Reprodução

Os avanços tecnológicos dos veículos elétricos
Nas últimas décadas, a eletromobilidade vem se destacando como um tema importante dentro da indústria automobilística. De acordo com um estudo conduzido pela consultoria Bain & Company, até 2040, cerca de 77% dos carros vendidos no planeta serão elétricos.

 
Apesar de expressivos, esse números não chegam a surpreender, pois diversos países já aderiram a políticas públicas de incentivo aos veículos elétricos em detrimento dos automóveis com motor de combustão. Na Europa, por exemplo, Alemanha e França pretendem banir a venda de veículos movidos a diesel e a gasolina nos próximos 20 anos. Nos Estados Unidos, a meta estabelecida é alcançar 50% de automóveis elétricos entre a frota em circulação no país até 2030.
 
Os veículos elétricos utilizam uma matriz energética mais limpa e têm custos de manutenção reduzidos. Além disso, permitem inovações tecnológicas que tornam a eletromobilidade muito atraente para os consumidores.
 
 
Quais inovações podem contribuir para a eletromobilidade?
 
Menos poluentes e mais tecnológicos, os veículos elétricos são uma das principais tendências para o futuro. Confira a seguir quais inovações são capazes de contribuir para o avanço da eletromobilidade em todo o planeta.
 
Conexão 5G 
 
Com a conectividade 5G, os carros elétricos podem estabelecer uma comunicação direta com pontos de recarga, identificar quais são as opções mais próximas e a sua disponibilidade. Além disso, caso necessário, também é possível acessar serviços de manutenção de forma remota. 
 
Carros autônomos
 
A tecnologia dos carros autônomos também está cada vez mais avançada. Juntamente com a conexão 5G, pode tornar a mobilidade urbana mais segura, antevendo acidentes e vias interditadas. Desse modo, com a direção autônoma e inteligente, o tráfego das cidades irá se tornar mais efetivo, e os passageiros terão a oportunidade de acessar funcionalidades interativas ao vivo que alteram o comportamento do veículo. Assim, a experiência com o meio de transporte poderá ser mais confortável, mudando conforme suas necessidades e o comportamento do carro.
 
 
Novas técnicas de carregamento
 
O tempo de carregamento e sua autonomia são aspectos que geram muitas dúvidas em relação aos carros elétricos. Felizmente, já existem novas técnicas criadas para simplificar o carregamento e torná-lo mais eficaz. Entre elas, a Vehicle to Load (V2L) reduz o tempo necessário para recargas completas e possibilita que o veículo elétrico compartilhe sua energia com outros automóveis e dispositivos.
 
Mobilidade elétrica no Brasil
 
No Brasil, assim como no restante do mundo, a mobilidade elétrica é um tema bastante discutido. Apesar dos desafios que envolvem implementar uma infraestrutura de recarga ampla, que seja capaz de atender a uma demanda crescente, a expectativa é de que o país tenha mais de 1 milhão de veículos elétricos em circulação até o ano de 2030.
 
Seguindo o exemplo de outros países, como Estados Unidos, China, França e Itália, o Brasil também deve aderir a políticas públicas de incentivo para os veículos elétricos. Atualmente, existem projetos de lei em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal que pretendem proibir a circulação de automóveis movidos a combustíveis fósseis até 2040. Além disso, prevêem uma redução dos impostos associados à importação de carros elétricos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet