O ex-deputado estadual Pedro Inácio Weigert, conhecido como Pedro Satélite, de 68 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (5), em Cuiabá, vítima de um câncer no pâncreas. Ele estava internado no Hospital São Matheus.
Leia também
Homem passa andando e mata rival de 21 anos a tiros em bar
O velório do ex-parlamentar será realizado no Teatro Zulmira Canavarros, anexo ao prédio da Assembleia Legislativa. Ele deixa esposa e quatro filhos.
Trajetória
Pedro Satélite nasceu em Dionísio Cerqueira (SC) e chegou em Mato Grosso em 1978, quando expandiu os negócios como empresário do ramo de transporte de passageiros.
A empresa Transportes Satélite, da qual era sócio, foi uma das primeiras a atuar no norte do Estado, realizando o transporte de migrantes do Sul do país para colonizar o norte do Estado.
Foi daí que veio o sobrenome Satélite. Ele iniciou a vida pública, em 1986, em Guarantã do Norte, onde foi vice-prefeito e prefeito. Em 1990 disputou pela primeira vez uma cadeira na Assembleia Legislativa, alcançando a primeira suplência, vindo a exercer o mandato pelo período de três meses.
Em 1994 foi eleito deputado estadual, reelegendo-se em 1998 e 2002. Nas eleições de 2006, Pedro Satélite obteve 19.452 votos e ficou na primeira suplência, assumindo o mandato por alguns meses. E na eleição de 2010, ficou novamente na primeira suplência, mas, em 2013, assumiu como titular. Foi reeleito em 2014 pelo PSD e ficou na suplência em 2018. Já em 2022 decidiu disputar uma cadeira na Câmara Federal e foi derrotado.