Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Política MT

LÍDER DO GOVERNO NA AL

Deputado avisa que governo deve encaminhar projeto da RGA abaixo de 5%

08 Jan 2024 - 17:38

Do Local - Max Aguiar / Da Redação - Rodrigo Costa

Foto: Reprodução

Deputado avisa que governo deve encaminhar projeto da RGA abaixo de 5%
O governo de Mato Grosso deve encaminhar nos próximos dias à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) o projeto com o valor da Revisão Geral Anual (RGA) de 2024 dos servidores estaduais. No entanto, segundo o deputado Dilmar Dal Bosco (UNIÃO), líder do governo na AL, o valor relativo à reposição inflacionária deve ficar abaixo do previsto inicialmente no orçamento de 2024.


Leia também
Deputados devem criar comissão para debater com Mauro Mendes RGA acima de 5%


Versão inicial da LDO 2024 trazia em sua mensagem o percentual de 5,86% referente à Revisão Geral Anual (RGA) para os servidores, definido com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2023. 

Em entrevista à imprensa nesta segunda, Dilmar disse que conversou com o governador Mauro Mendes recentemente e disse que o valor de quase 5,9% previsto em maio de 2023 tratava-se de uma possibilidade. Em seu entendimento, porém, o índice deve ficar abaixo dos 5%. 

“Eu liguei para o Mauro falando que, em maio de 2023, nós colocamos na LDO 5,83% [como possibilidade para o RGA]. É uma possibilidade, uma previsão. Essa previsão não vai fechar até o dia 10 de janeiro. Eu acredito que fecha de 4,5% a 4,7% de reajuste pelo IPCA ao RGA. É o que vai vir na mensagem do governo”, disse. 

Segundo o parlamentar, se o governo concordar em fazer qualquer alteração até a próxima quinta-feira (11), data prevista para a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA), isso deve ser feito em tratativa com a Casa Civil e também com a Secretaria de Planejamento e Gestão. 

Ainda em sua fala, Dilmar destacou que a Assembleia tem debatido todos os anos o assunto RGA e rechaçou a ideia de que há interesses eleitoreiros por trás do tema. “Não vejo como política ou palanque político qualquer tipo de menção sobre os servidores públicos estaduais”. 

“Eu acho que é uma disputa, é uma luta realmente dos servidores que são deputados estaduais cobrando que seja um reajuste maior que o da inflação”. 

Também nesta segunda, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (UNIÃO), afirmou que vai criar uma comissão direcionada exclusivamente para estudar o projeto de Revisão Geral Anual (RGA) 2024 dos servidores públicos que o governo vai encaminhar à Casa de Leis nos próximos dias. 

A ideia, conforme informou o deputado, é negociar com o governador Mauro Mendes e conseguir um reajuste maior para os servidores. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet