Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cidades

EVITAR NOVOS CONTÁGIOS

Três municípios de MT orientam moradores a usarem máscara após aumento de casos de Covid-19

Foto: Agência Brasil

Três municípios de MT orientam moradores a usarem máscara após aumento de casos de Covid-19
Após um novo aumento no número de casos de Covid-19 em Mato Grosso, nas primeiras semanas de 2024, além da circulação da JN.25, que é uma nova variante da doença, três municípios do estado voltaram a recomendar o uso de máscara a fim de evitar novos contágios. São eles: Água Boa (736 km de Cuiabá), Cáceres (218 km de Cuiabá) e Nova Xavantina (651 km de Cuiabá).


Leia mais
Gato é socorrido com chumbo na barriga e flecha atravessada no corpo


No estado, até o dia 26 de janeiro, foram registrados mais de três mil novos casos, além de seis óbitos.
Os municípios de Porto dos Gaúchos, União do Sul, Paranaíta e Serra Dourada estão com risco muito alto de incidência.

Em Cáceres, de acordo com o secretário municipal, Vitor Miguel Oliveira, a medida oferece uma “camada” adicional de proteção e serve como uma ferramenta para conter a propagação do vírus.

"O uso de máscara não é apenas uma precaução individual, mas uma expressão de responsabilidade coletiva", disse, acrescentando que "ao adotar essa prática, os indivíduos contribuem para a proteção da comunidade, especialmente daqueles que são mais vulneráveis", pontuou Oliveira.

Na cidade, de acordo com o boletim epidemiológico, foram confirmados 185 casos até o dia 25 deste mês. Desse total, 157 pessoas são monitoradas, 14 estão internadas e 14 já receberam liberação. Não há registro de óbito.

Já em Água Boa, foram registrados 30 casos positivos no período de 1 a 25 deste mês. Desses, 15 permanecem em isolamento domiciliar e um evoluiu para óbito. E em Nova Xavantina, foram registrados dois casos.

Subvariante

O Laboratório Central da Secretaria de Estado de Saúde sequenciou e identificou uma nova subvariante da Covid-19 em Mato Grosso, a JN 2.5, que é uma variação da Ômicron. Esse é o primeiro registro da subvariante no Brasil. Uma mulher morreu.

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2024 e apontou que quatro pacientes do sexo feminino tiveram o exame positivo para nova cepa e foram hospitalizadas.

Três pacientes receberam alta médica, estão estáveis e seguem em isolamento domiciliar sob acompanhamento da Vigilância Municipal. A quarta paciente tinha Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e evoluiu para óbito. No entanto, a equipe de Vigilância da SES ainda investiga o caso e não é possível afirmar que a causa da morte foi a Covid-19.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet